Banca de DEFESA: NATHÁLIA BINDER DAMASCENO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA BINDER DAMASCENO
DATA : 21/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: presencial em Santo André
TÍTULO:
MATERIAL DIDÁTICO E SUAS DIVERSIFICAÇÕES: INTENCIONALIDADE, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO.
PÁGINAS: 100
RESUMO:
O material didático pode ser definido como produtos pedagógicos ou recursos didáticos utilizados nos espaços escolares. Já a didática, examina os fundamentos, condições e formas de se conduzir o processo pedagógico, ou seja, está atrelada às intencionalidades dos professores. Estes educadores, diante das transformações da sociedade têm questionado suas práticas e procurado encontrar soluções baseadas na diversificação da utilização de ferramentas de ensino, processo este acelerado durante e após a pandemia de Covid-19. O presente trabalho foi impulsionado através de inquietações sobre esse processo a partir da vivência como docente. Desta forma, esta pesquisa foi realizada em formato multipaper, ou também conhecida como coletânea de artigos. Assim, é composta por três artigos, sendo o primeiro intitulado “Material didático, suas funções e diversificações: o estado da arte”, buscando refletir sobre a produção acadêmica brasileira sobre o tema “Material didático” a partir de uma revisão sistemática da literatura publicadas na Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações no período de 2018 a 2022. Percebemos através dos estudos analisados no primeiro artigo que as pesquisas existentes versando sobre material didático no campo acadêmico estão concentradas nas Universidade públicas, sendo a temática principal produções ligadas ao ensino de línguas. A análise também evidencia que os trabalhos acadêmicos possuem em sua maioria um discurso relacionado ao movimento progressista da Educação, colocando o aluno como protagonista do processo e o professor como mediador, utilizando o material didático como ponte entre o conhecimento e a aprendizagem, sempre com intencionalidade e, muitas vezes, construindo o próprio material para solucionar lacunas. O segundo artigo busca analisar diferentes dados relacionados às concepções dos professores de Ciências Naturais sobre os materiais didáticos, especificamente saber quais são os saberes e concepções que servem de base para o ofício docente em sua tarefa instrucional utilizando a ferramenta didática. Percebemos que professores com maior grau de instrução tendem a atribuir uma maior importância a seleção e implementação de instrumentos alternativos e que o impacto causado na aprendizagem dos alunos ao segundo os professores podem ser: Nenhum; Dinamismo; Diversificação; Engajamento; Aprendizagem, retenção de conteúdo, fixa o conteúdo e Positivo. Já através dos relatos de experiência de práticas positivas podemos inferir que as experiências estavam atreladas a utilização ou de recursos físicos ou tecnológicos. Também percebemos que alguns professores confundem as metodologias com os materiais e que para alguns essa diversificação pode causar a perda do controle da sala de aula. Por fim,o terceiro artigo, intitulado: “Quais materiais de apoio os professores utilizam para a promoção da aprendizagem?”, apresenta os resultados da investigação sobre o processo de seleção, construção e uso de materiais didáticos por professores de disciplinas relacionadas às Ciências Naturais. Para isso optou-se por uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com perguntas estruturadas. Os dados, gerados através das respostas de 19 entrevistados foram analisados através estatística simples e Análise Textual Discursiva baseada em Moraes e Galiazzi (2013). Os dados apontam que a maior parte dos entrevistados atribui grande importância na produção de materiais diversificados e acreditam que essa tarefa pode tornar as aulas mais atraentes e que também acarreta em um planejamento mais elaborado e extenso. Destaca-se a relação não linear de utilização de recursos tecnológicos por professores, que em momentos reproduzem conteúdos em suas aulas e também consomem conteúdo para inspiração, estabelecendo uma relação intrínseca entre a internet, os conteúdos, o planejamento de suas aulas e também a produção dos materiais didáticos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO MARINHO DEL CORSO - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDA MARISCA BIZOTTO