PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ERIKA ROMANHOLO SILVA LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA ROMANHOLO SILVA LEMOS
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Santo André
TÍTULO:

Conhecimentos biológicos sobre biodiversidade de estudantes de um município da região metropolitana de São Paulo com elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A compreensão dos conhecimentos biológicos dos estudantes sobre temas relacionados à biodiversidade em diferentes contextos se torna relevante para entender os diversos públicos que a educação para a biodiversidade precisa alcançar, bem como os desafios envolvidos. Este estudo teve como objetivos: 1) investigar os conhecimentos biológicos de estudantes concluintes do Ensino Fundamental sobre temas de biodiversidade em um município da região metropolitana de São Paulo, que possui um dos mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil; 2) analisar o índice de acertos em itens sobre conhecimentos biológicos básicos a respeito da biodiversidade na avaliação em larga escala realizada neste município; 3) identificar as temáticas do contexto biológico da biodiversidade em que os estudantes enfrentam maiores dificuldades; e 4) investigar os conhecimentos dos estudantes sobre a biodiversidade local. Utilizou-se a metodologia mista de caráter explanatório sequencial, que prevê uma primeira etapa quantitativa seguida de uma etapa qualitativa. Na primeira etapa, os dados foram coletados por meio de questionário sobre temas de biodiversidade aplicado em dois anos consecutivos: em 2019, com a participação de 399 estudantes, e em 2020, com 177 estudantes respondentes, durante a avaliação externa realizada neste município. Na segunda etapa, a partir dos resultados da primeira, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de oito estudantes. Os resultados indicaram, em geral, um desempenho entre mediano e bom.  Eles se destacaram em temas como características básicas dos fungos e de grupos de animais vertebrados, mas enfrentaram dificuldades em reconhecer espécies da fauna nativa local, compreender os processos básicos da fotossíntese e entender as interações entre seres vivos em situações cotidianas. Em relação aos conhecimentos sobre a biodiversidade local, observou-se que eles tendem a ser superficiais. Os estudantes apresentaram dificuldades em nomear os seres vivos locais, mencionando poucos organismos e muitas vezes de maneira genérica. A maioria das menções a seres vivos referiu-se ao grupo dos animais, em detrimento de outros seres vivos. As espécies mais frequentemente citadas pelos estudantes são aquelas encontradas em áreas urbanas, o que pode ser explicado pelo fato de residirem em um município exclusivamente urbanizado e que não possui fragmentos preservados do bioma local. Notou-se um conhecimento mais preciso da biodiversidade nas menções de espécies quando os estudantes foram questionados sobre os seres vivos que conhecem por meio dos parques da região, em comparação com a proximidade de suas residências e escolas. Os resultados destacam a importância de compreender as lacunas de conhecimento para orientar estratégias educacionais mais eficazes, promovendo uma educação em biodiversidade mais integrada e contextualizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO SERGIO GARCIA - USCS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA MARIA SANTOS GOUW - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 13/12/2024 09:17
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