Análise dos Elementos de Geometria, de Legendre e de Lacroix, por meio da Hermenêutica de Profundidade
Esta pesquisa de doutorado visa desenvolver a análise de livros de Geometria, de Adrien Marie Legendre e de Sylvestre François Lacroix, utilizados na Academia Real Miliar do Rio de Janeiro, no início do século XIX. Com isso, buscamos compreender aspectos presentes nessas obras, que descrevam as características do ensino de geometria neste período, inclusive a incidência de métodos de organização dos conteúdos dos livros, identificados como os métodos analítico e sintético. Além disso, também faz parte do nosso intuito a compreensão da dimensão sócio-histórica que permeia a edição e circulação desses materiais. O método usado nesta pesquisa associa o referencial teórico e metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John Thompson, com a análise pela teoria dos registros de representação semiótica, de Raymond Duval. Assim, a análise as obras de geometria com uso dos referenciais metodológicos citados almeja avançar na compreensão da História da Educação Matemática e compreender o modo da escrita de livros-texto usados em nosso território.