PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL HENRIQUE SILVA MAGALHÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL HENRIQUE SILVA MAGALHÃES
DATA : 02/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

A UTILIZAÇÃO DOS SENSORES DOS SMARTPHONE NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O presente relatório de qualificação refere-se a um trabalho de pesquisa de mestrado cuja intenção é investigar as possíveis apropriações de docentes quanto à utilização dos sensores dos smartphones para o Ensino de Física, na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Para isso, desenvolveu-se um curso de formação continuada voltado para o uso dos sensores dos smartphones no Ensino de Física, aplicado no XXIII Encontro USP-Escola, que ocorreu nos dias 17 a 21 de Julho de 2023, na FFLCH-USP. Os encontros foram gravados, os professores-participantes realizaram produções textuais durante o curso (diários de bordo) e ao final produziram e entregaram propostas didáticas experimentais que abordassem o EnCI e o uso dos sensores. E, por meio dos dados coletados (gravação de áudio, diário de bordo e proposta didática), analisados sob a metodologia do processo analítico para dados qualitativos proposto por Robert K. Yin, nos foi possível analisar como os professores-participantes do curso de formação continuada apropriaram-se dos conceitos e práticas proporcionadas pelo uso dos sensores presentes nos smartphones, e desenvolvidos nas interações, práticas e propostas experimentais para o Ensino de Física, sob a égide do EnCI. Até o presente momento foi observado que os diários de bordo informam mais sobre o perfil dos professores em relação às suas propostas experimentais do que o caráter formativo e investigativo proposto pelo curso, sendo esses resultados reflexos de suas práticas docentes em sala de aula no Ensino de Física. Os diários não revelam os processos, dificuldades e desafios que os professores enfrentaram durante os cinco dias de formação e nem demonstram o quanto eles se apropriaram dos smartphones. A partir de tais resultados, as próximas etapas desta pesquisa são analisar as gravações de áudios e as produções didáticas propostas com o uso dos sensores e o EnCI, sendo o prazo para a defesa o mês de maio de 2025.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ ALVES DA SILVA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 11:53
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod