A UTILIZAÇÃO DOS SENSORES DOS SMARTPHONE NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
O presente relatório de qualificação refere-se a um trabalho de pesquisa de mestrado cuja intenção é investigar as possíveis apropriações de docentes quanto à utilização dos sensores dos smartphones para o Ensino de Física, na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Para isso, desenvolveu-se um curso de formação continuada voltado para o uso dos sensores dos smartphones no Ensino de Física, aplicado no XXIII Encontro USP-Escola, que ocorreu nos dias 17 a 21 de Julho de 2023, na FFLCH-USP. Os encontros foram gravados, os professores-participantes realizaram produções textuais durante o curso (diários de bordo) e ao final produziram e entregaram propostas didáticas experimentais que abordassem o EnCI e o uso dos sensores. E, por meio dos dados coletados (gravação de áudio, diário de bordo e proposta didática), analisados sob a metodologia do processo analítico para dados qualitativos proposto por Robert K. Yin, nos foi possível analisar como os professores-participantes do curso de formação continuada apropriaram-se dos conceitos e práticas proporcionadas pelo uso dos sensores presentes nos smartphones, e desenvolvidos nas interações, práticas e propostas experimentais para o Ensino de Física, sob a égide do EnCI. Até o presente momento foi observado que os diários de bordo informam mais sobre o perfil dos professores em relação às suas propostas experimentais do que o caráter formativo e investigativo proposto pelo curso, sendo esses resultados reflexos de suas práticas docentes em sala de aula no Ensino de Física. Os diários não revelam os processos, dificuldades e desafios que os professores enfrentaram durante os cinco dias de formação e nem demonstram o quanto eles se apropriaram dos smartphones. A partir de tais resultados, as próximas etapas desta pesquisa são analisar as gravações de áudios e as produções didáticas propostas com o uso dos sensores e o EnCI, sendo o prazo para a defesa o mês de maio de 2025.