PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: WAGNER MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER MOREIRA DA SILVA
DATA : 27/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/marcelo-177
TÍTULO:

Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão na Massa


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta pesquisa investiga um processo avaliativo em atividades mão-na-massa na unidade curricular "Tecnologias da Informação e Comunicação aplicado às Ciências da Natureza", desenvolvida com 2 grupos de estudantes em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma instituição no Estado de São Paulo. Utilizando uma abordagem qualitativa-interpretativa, baseada na pesquisa-ação, o estudo propõe integrar investigação científica e ações práticas para aprimoramento da formação inicial docente. A unidade curricular foi desenvolvida em oficinas num espaço maker, com 60 horas de atividades, em que os licenciandos exploraram tecnologias de fabricação digital. O objetivo central é analisar o processo desenvolvido fornecendo subsídios para se tentar superar sete problemas recorrentes em ambientes maker: (1) falta de orientação, que leva à desistência frente a dificuldades; (2) dependência de técnicos e especialistas, dificultando a continuidade dos projetos; (3) dimensionamento inadequado do tempo, gerando frustração; (4) ausência de reflexão crítica, inibindo a aprendizagem; (5) limitações tecnológicas e falta de insumos; (6) pouca diversidade nos projetos, focados em robótica; e (7) falta de colaboração entre os participantes, limitando a troca de ideias. A presente tese propõe que esses desafios podem ser abordados por meio do planejamento e avaliação das práticas com base em três pilares: literacia, materacia e tecnoracia. A literacia promove a comunicação e documentação entre os participantes, incentivando a colaboração; a materacia foca na reflexão crítica sobre materiais e processos, valorizando a análise de erros e acertos, além do papel simbólico nas criações; a tecnoracia incentiva o uso crítico e autônomo de tecnologias, promovendo a escolha de recursos acessíveis, como softwares livres, reduzindo a dependência de especialistas. Os resultados indicam subsídios para a superação dos sete problemas identificados. Entrevistas, questionários e registros de campo foram usados para avaliar o impacto dessas estratégias, sugerindo a viabilidade de um modelo educacional maker mais crítico, colaborativo e focado na autonomia dos alunos no uso consciente das tecnologias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762331 - MARIO MINAMI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VERONICA GOMES DOS SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - NELSON STUDART FILHO
Notícia cadastrada em: 24/10/2024 10:05
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