A Projeção da Matemática enquanto Ciência
Uma abordagem do pensamento crítico e do pensamento complexo na formação de professores
A concepção de que a Matemática e a Ciência são distintas pode estar associada à fragmentação das áreas de conhecimento, tendo como consequência, um ensino de Matemática desconexo da realidade, em razão disso, a necessidade de integrar a matemática como parte integrante da Ciência e da Sociedade. A projeção da Matemática enquanto Ciência na concepção de professores que ensinam matemática é o tema principal dessa pesquisa cuja tese pressupõe que os conceitos que embasam o pensamento crítico e o pensamento complexo contribuem para um ensino de matemática que considera uma visão integradora da Ciência e da Sociedade. Nesse sentido, o objetivo principal é verificar se os conceitos que embasam o pensamento crítico e o pensamento complexo contribuem para que os professores construam uma visão integradora da Ciência. O aporte teórico deste estudo aborda as concepções históricas acerca da Matemática, as noções acerca do pensamento crítico com base em Paulo Freire e Ole Skovsmose, os conceitos da teoria do pensamento Complexo proposta por Edgar Morin e das concepções de Matemática introduzidas na educação. Os pressupostos metodológicos dessa pesquisa foram organizados com base na pesquisa qualitativa, de base epistemológica construcionista cujo método de coleta e de análise consistem em duas etapas. A primeira etapa constitui-se da análise de textos acadêmicos cujo propósito é, a partir de leituras, compreender e aprofundar os conceitos que envolvem esse estudo, construindo e estruturando ideias e proposições. A segunda etapa consiste em uma ação formadora, oferecida na modalidade de educação a distância (EAD), para professores que ensinam matemática, com o intuito de apresentar e discutir os conceitos abordados nessa pesquisa e verificar as suas concepções acerca da Matemática enquanto Ciência. A Análise Textual Discursiva foi definida como instrumento de análise desse estudo nas duas etapas. Os resultados demonstram que, para compreender a Matemática enquanto Ciência, torna-se necessário considerar o entendimento que se tem por Matemática e por Ciência nos diferentes momentos da história, também foi possível observar que as várias faces da Matemática são constituídas a partir das diversas concepções de Matemática que a própria Sociedade construiu ao longo do tempo a respeito dessa ciência. Em relação ao entendimento dos professores acerca da relação Matemática e Ciência, os resultados apontam que, 97% dos professores consideram a Matemática como uma Ciência e apenas 3% discordam, em um primeiro momento. De uma forma geral, 56% dos professores apresentaram estratégias de ensino que permitem o desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento complexo; 34% dos professores apresentaram estratégias que permitem o desenvolvimento do pensamento crítico e 10% não abordaram um ensino investigativo em suas estratégias apresentadas.