ESPAÇOS PARA DISCUTIR ASPECTOS DA CRITICIDADE E DA COMPLEXIDADE NOS MODELOS METODOLÓGICOS PESSOAIS
Este trabalho investiga as práticas escolares de educadores considerando seus Modelos Metodológicos Pessoais (MMP) que tratam de indicadores de ações que efetivamente são realizadas em sala de aula. O intuito é encontrar espaços nos MMP para inserir aspectos da criticidade e da complexidade o que, por sua vez, pode promover aulas comprometidas com as questões que envolvem a realidade dos sujeitos. Metodologicamente, foram estudados os MMP de participantes de cursos ministrados na Universidade Federal do ABC, emergindo quatro categorias a partir da Análise do Conteúdo. Tais categorias mostram que a maioria dos participantes tem preocupação com o conhecimento científico escolar; outros apontam para a necessidade de usar distintas estratégias para ensinar; e aqueles que têm preocupação com a contextualização das aulas de ciências. Os resultados indicam a possibilidade de inserir nesses MMP outros parâmetros da complexidade e da criticidade, por exemplo, aspectos socioculturais e socioambientais e conteúdos conceituais, tornando a prática docente mais próxima das questões da realidade dos alunos e dos temas contemporâneos que nos preocupam.