Os espaços de educação não formal e a divulgação científica em um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais
A formação inicial de professores, realizada formalmente em cursos de licenciatura, tem sua organização construída ao longo da história de maneira a formar profissionais para lecionar áreas específicas do conhecimento, como uma projeção das grandes áreas das Ciências. A busca contínua de melhorias nessa formação inicial faz com que várias e vários cientistas se dediquem a entender e propor novos desafios para os currículos desses cursos, dentre eles, estabelecer a interdisciplinaridade como trilha possível para transpor a fragmentação e a ausência de diálogo entre as diferentes áreas do saber, bem como superar a naturalização de que o conhecimento tem caráter estático como no currículo (pr)escrito. Entendemos que a educação não formal e a divulgação científica têm grande potencial de contribuição para esses desafios impostos à formação de professoras e professores, dada uma das características compartilhadas por ambas: a dialogicidade. A pesquisa ora apresentada tem como objetivo geral compreender se e como um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (LICN) aborda a temática da educação não formal e da divulgação científica em seus documentos orientadores. Tem, ainda, como objetivos específicos: identificar em quais elementos de documentos orientadores (como plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico etc.) as temáticas estão ou poderiam estar inseridas e qual abordagem é dada a elas. De caráter qualitativo e documental, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de palavras-chave em documentos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e nos documentos específicos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, ofertado pelo Instituto de Formação de Educadores dessa Universidade. Nossos resultados indicam que as palavras não possuem tantas citações quanto inicialmente supomos, ao passo que “interdisciplinaridade” e “cultura” têm lugar garantido, fazendo jus à proposta do curso e da instituição, que trabalha com o quadripé ensino, pesquisa, extensão e cultura. Nossa análise resultou na percepção de que a educação não formal e a divulgação científica permeiam os documentos orientadores estudados e no final foi possível indicar alguns componentes com as temáticas prescritas e outros com potencial para abordá-las.