SEXUALIDADE E A REPRESENTAÇÃO DE CORPOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO DISCURSO SOB A INFLUÊNCIA DOS PCN E DA BNCC
Este trabalho tem por objetivo analisar discursivamente a abordagem da sexualidade e de imagens de corpos humanos em Livros Didáticos (LD) dos Anos Finais do Ensino Fundamental, comparando os produzidos sob a influência dos PCN com os publicados após a implementação da BNCC. A pesquisa é qualitativa e documental, cujos dados foram discutidos a partir da Análise do Discurso da linha francesa de Michel Pêcheux e interpretada por Eni Orlandi. A discussão sobre sexualidade e corpo está pautada nas ideias de Michel Foucault e Guacira Lopes Louro. Os resultados mostram uma semelhança nos temas biológicos trabalhados, nas paráfrases identificadas quanto à faixa etária selecionada para o ensino do tema e ao título e organização dos capítulos. Por outro lado, os LD mais novos apresentam avanços significativos na abordagem da sexualidade, movendo-se de uma perspectiva Biológico-Higienista para uma Emancipatória. As imagens de corpos humanos ainda manifestam alguns padrões, porém percebe-se grande aumento de diversidade, representando minorias: mulheres na ciência, corpos negros, indígenas, com deficiência, idosos. Conclui-se que, apesar de os documentos oficiais mais recentes serem mais restritivos na abordagem do tema, o mesmo não se observa nos LD, o que parece indicar a influência de outras esferas, como as políticas públicas do início dos anos 2000, os movimentos sociais e as mídias com múltiplas vozes, contribuindo para trazer a ideia de representatividade e de uma visão mais ampla sobre sexualidade.