A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica
As Feiras de Ciências, entendidas como espaços férteis para a troca de conhecimento entre estudantes, professores, comunidade e escola, são grandes aliadas do Ensino de Ciências, estimulando a criatividade, autonomia e pensamento científico dos jovens. As pesquisas sobre o tema, no entanto, ainda apresentam lacunas no que se refere à investigação dos atores envolvidos, o caráter social do evento e as tendências da área. Para a literatura, são poucos os trabalhos que utilizam as Feiras de Ciências como objeto de estudo. Diante disso, a presente dissertação busca detalhar a construção das edições de 2023 e 2024 de Feiras Científicas, em três escolas, duas públicas e uma particular, do estado de São Paulo. Dentro dessa descrição, voltamos nosso olhar para identificar se, e como, as Feiras de Ciências contribuem com o processo de educação científica dos estudantes e com o processo de formação de professores, levantando os desafios e possibilidades que elas colocam no âmbito do ambiente escolar. Para isso, tomando como base entrevistas com docentes, funcionários da gestão e estudantes, criamos, utilizando a Análise Textual Discursiva, 14 categorias que ilustram os principais pontos que apareceram durante a coleta de dados. Para a etapa da Qualificação, apresentamos e discutimos os resultados parciais de uma das escolas. Como etapas futuras, esperamos trazer o mesmo panorama para as demais instituições, analisando e refletindo sobre os dados de maneira transversal, a fim de compreender como os processos ocorrem em cada uma das escolas.