O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO ESTORIL: POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, AÇÕES EDUCATIVAS E ESTUDOS PEDAGÓGICOS
Esta pesquisa tem como foco a caracterização do Parque Natural Municipal do Estoril, explorando as múltiplas possibilidades de Alfabetização Científica (AC) oferecidas pelos variados espaços do parque. Dando ênfase especial à Educação Ambiental, o estudo examina as pesquisas e ações pedagógicas desenvolvidas no local ao longo das décadas. A metodologia empregada combina uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, realizada em São Bernardo do Campo-SP, uma das áreas mais significativas da Mata Atlântica no Brasil, reconhecida nacionalmente pela demarcação de Unidades de Conservação. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, foram contemplados autores cujas contribuições auxiliam para a compreensão dos processos de AC e Educação Ambiental em contextos de conservação. A proposta é de uma escrita de tese no formato multipaper: o primeiro artigo apresenta uma caracterização do Parque Natural Municipal do Estoril, incluindo um mapeamento das pesquisas prévias e das atividades pedagógicas identificadas no espaço, destacando o potencial de análise e as ferramentas possíveis. O segundo artigo introduz uma ferramenta específica para análise da AC. O capítulo de metodologia detalha os procedimentos e abordagens adotadas ao longo da pesquisa. Em seguida, a análise do espaço do parque a partir de indicadores de AC é discutida, contextualizada por um breve histórico do desenvolvimento da Educação Ambiental no município de São Bernardo do Campo. O estudo também revisita as propostas educacionais realizadas no parque, com destaque para o Projeto Aguáh, e introduz o Projeto Roteiro Educador, fundamentado nos princípios das Cidades Educadoras, visando formações plurais no município. A aplicação do Roteiro Educador no Parque Estoril é abordada como uma ferramenta eficaz para a sensibilização ambiental e a valorização das áreas de preservação na formação de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o potencial do Roteiro Educador para a Educação Científica é analisado, demonstrando as diversas possibilidades educativas proporcionadas pelo parque.