PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIE DE FREITAS ALVAIDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIE DE FREITAS ALVAIDE
DATA : 19/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Santo André
TÍTULO:

O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO ESTORIL: POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, AÇÕES EDUCATIVAS E ESTUDOS PEDAGÓGICOS


PÁGINAS: 172
RESUMO:

Esta pesquisa tem como foco a caracterização do Parque Natural Municipal do Estoril, explorando as múltiplas possibilidades de Alfabetização Científica (AC) oferecidas pelos variados espaços do parque. Dando ênfase especial à Educação Ambiental, o estudo examina as pesquisas e ações pedagógicas desenvolvidas no local ao longo das décadas. A metodologia empregada combina uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, realizada em São Bernardo do Campo-SP, uma das áreas mais significativas da Mata Atlântica no Brasil, reconhecida nacionalmente pela demarcação de Unidades de Conservação. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, foram contemplados autores cujas contribuições auxiliam para a compreensão dos processos de AC e Educação Ambiental em contextos de conservação. A proposta é de uma escrita de tese no formato multipaper: o primeiro artigo apresenta uma caracterização do Parque Natural Municipal do Estoril, incluindo um mapeamento das pesquisas prévias e das atividades pedagógicas identificadas no espaço, destacando o potencial de análise e as ferramentas possíveis. O segundo artigo introduz uma ferramenta específica para análise da AC. O capítulo de metodologia detalha os procedimentos e abordagens adotadas ao longo da pesquisa. Em seguida, a análise do espaço do parque a partir de indicadores de AC é discutida, contextualizada por um breve histórico do desenvolvimento da Educação Ambiental no município de São Bernardo do Campo. O estudo também revisita as propostas educacionais realizadas no parque, com destaque para o Projeto Aguáh, e introduz o Projeto Roteiro Educador, fundamentado nos princípios das Cidades Educadoras, visando formações plurais no município. A aplicação do Roteiro Educador no Parque Estoril é abordada como uma ferramenta eficaz para a sensibilização ambiental e a valorização das áreas de preservação na formação de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o potencial do Roteiro Educador para a Educação Científica é analisado, demonstrando as diversas possibilidades educativas proporcionadas pelo parque.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KELY CRISTINA BUENO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - TÁRCIO MINTO FABRÍCIO
Notícia cadastrada em: 17/08/2024 12:48
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