"Por uma educação crítica: proposta de matriz de referência para alfabetização em saúde no campo da formação de professores"
Historicamente, a educação em saúde vem sendo construída desde o início da edificação escolar no Brasil. Partindo de uma abordagem fundamentalmente higiênica-sanitarista, a educação em saúde na escola passou por diversas fases ao longo do tempo até nortear-se, na atualidade, pela Base Nacional Comum Curricular. Em paralelo às diferentes fases vivenciadas pela educação em saúde na escola, estabeleceu-se no professor de ciências e de biologia o papel de educador em saúde. Com base nessa premissa, o presente estudo estrutura-se na metodologia qualitativa da análise de narrativas para buscar compreender as concepções, as práticas e as vivências em saúde desse docente a partir do campo da formação de professores. Para tanto, e partindo dos pressupostos freirianos, foram estabelecidas quatro dimensões escalonadas para cumprir com os objetivos aqui postos para alfabetização em saúde. O relato narrativo piloto foi coletado por meio de gravação presencial e transcrito posteriormente. O corpus textual foi unitarizado e categorizado de acordo com as dimensões estabelecidas para alfabetização em saúde, que foram utilizadas como categorias de análise a priori. O tratamento dos dados obtidos também contemplou categorias emergentes com base no arcabouço teórico que fundamenta esta pesquisa. Os resultados obtidos permitem identificar dimensões estabelecidas para alfabetização em saúde e disparam discussões sobre as possibilidades transformadoras da educação em saúde quando feita de forma intencionalmente embasada. Observa-se a necessidade de rever a maneira como a saúde é tratada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em um sentido crítico e emancipatório. Os resultados obtidos permitem, também, refletir sobre aspectos de saúde que permeiam o fazer docente, e suscitam possibilidades de educar-se em saúde, desde a formação inicial e com a finalidade de transformação do ser docente, para educar em saúde dentro do contexto escolar de ensino-aprendizagem.