PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS RODRIGUES DE MEDEIROS

DISCENTE : LUIZ CARLOS RODRIGUES DE MEDEIROS
DATA : 10/07/2024
LOCAL: remoto

PROJETOS COM ENFOQUES INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL (PEI)

A presente investigação tem como objetivo identificar e analisar contribuições para a formação integral dos estudantes advindas da implementação de projetos com abordagens interdisciplinares em Ciências e Matemática no Programa de Ensino Integral (PEI), de uma instituição pública estadual da cidade de Guarulhos, em São Paulo. Como fundamentação teórica foram consideradas publicações sobre os temas: pedagogia de projetos, aprendizagem baseada em projetos, interdisciplinaridade e formação integral. Também foram considerados documentos relativos ao PEI. Os sujeitos da pesquisa são estudantes dos anos finais da educação básica e duas docentes com formação inicial em matemática e ciências biológicas com habilitação em química da referida instituição. Foram selecionados dois projetos desenvolvidos no ano de 2023, nos quais as disciplinas matemática e ciências se fizeram presentes. A produção dos dados ocorreu por meio do exame do Plano de Eletiva correspondente a cada projeto, do acompanhamento periódico dos projetos “in loco”, com registros de observação e da realização de entrevistas semiestruturadas com três estudantes de cada projeto e com cada docente responsável por ele. Para análise pretende-se identificar, nos planos de eletivas e nos registros de acompanhamentos, indícios de contribuições para a formação, como por exemplo a formação crítica dos estudantes, tendo como base elementos constantes na missão do PEI e os macro indicadores do respeito à individualidade e desenvolvimento do protagonismo juvenil. Pretende-se examinar os dados produzidos pelas entrevistas por meio da análise de conteúdo, também com o objetivo de identificar contribuições para a formação integral dos estudantes e que possam ser evidenciadas em categorias a partir da análise.

Presidente - Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO NAVARRO DA SILVA - CEETEPS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO