PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GUSTAVO BELLINI MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO BELLINI MONTEIRO
DATA : 17/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/
TÍTULO:

O ensino do ciclo de vida das angiospermas na educação básica sob a perspectiva da ciência cidadã


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A ciência cidadã (CC) envolve a participação pública na ciência, geralmente em projetos que, ao partirem de uma questão de investigação, empregam protocolos nos quais os cientistas cidadãos geralmente participam pelo menos da etapa de coleta de dados. Esses protocolos precisam ser testados e aperfeiçoados por meio de testes-piloto. A ciência cidadã pode promover a aprendizagem de conteúdos escolares de forma ativa, o que pode ser estratégico para se abordar temáticas da botânica em sala de aula, cujo ensino é tradicionalmente marcado pelo conteudismo, memorização e baixo rendimento dos estudantes. O presente trabalho tem dois objetivos: 1. validar, por meio da avaliação da aplicação de um teste-piloto, uma sequência de ensino-aprendizagem de caráter investigativo sobre ciclo de vida das angiospermas, que abrange um protocolo de CC escolar inédito, de observação fenológica de árvores, adequado ao público da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual de São Paulo; e 2. avaliar as aprendizagens proporcionadas pela participação dos estudantes na sequência validada. A observação participante e a reflexão crítica de todas as etapas da sequência, em sua aplicação piloto ocorrida em 2021, evidenciaram a necessidade de alterações no protocolo de CC e na estrutura e ordem das aulas. Dentre as alterações, destacam-se: a. inclusão de uma etapa de treinamento para a coleta de dados pelos estudantes, b. reestruturação do formulário de coleta de dados para torná-lo mais claro e objetivo e c. inclusão do projeto numa plataforma on-line de CC. Uma vez validada, a sequência foi reaplicada no ano seguinte, para atender ao segundo objetivo, e os seguintes resultados de aprendizagem nos estudantes foram mensurados: 1. conhecimento do conteúdo do ciclo de vida das angiospermas, importância da polinização, fenofases das angiospermas e relação entre frutificação, polinização e ciclo de vida; 2. interesse pela ciência e botânica; 3. percepção de autoeficácia para a ciência; 4. comportamento e atitudes em relação às plantas e 5. habilidades de investigação científica como elaborar hipóteses, coletar e organizar os dados e tirar conclusões. Os resultados mostram que os estudantes conseguiram entender as etapas do ciclo de vida das angiospermas, coletaram dados de qualidade acerca das fenofases das árvores da escola e aumentaram a percepção de autoeficácia para a ciência.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO ARANTES REIS - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZANA URSI - USP
Notícia cadastrada em: 30/05/2024 10:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod