PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MARIA RAIANE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA RAIANE DA SILVA
DATA : 18/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Um modelo teórico para a elaboração e a análise de tarefas de geometria dinâmica


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As Tecnologias Digitais (TD) no ensino de geometria são um dos temas emergentes em Educação Matemática. A presente pesquisa foi organizada no formato multipaper, a partir três objetivos que se correlacionam. No primeiro objetivo busca-se apresentar uma revisão sistemática de literatura relacionada à integração de TD no ensino de Geometria. O segundo intenta apresentar um modelo para a elaboração de tarefas de geometria dinâmica, que se caracteriza como uma ferramenta analítica para a pesquisa e pedagógica para o trabalho dos professores. O terceiro busca analisar como ocorre o processo de elaboração de uma tarefa de geometria dinâmica, planejada coletivamente por professores de matemática, visando o ensino de triângulos na Educação Básica, tendo como base um modelo teórico, analítico e pedagógico, próprio para tarefas dessa natureza. Para alcançá-los, a pesquisa desenvolveu-se em três etapas. Na primeira, realizou-se um estudo bibliográfico envolvendo o ensino de Geometria e as TD. Na segunda, constitui-se um modelo teórico para a elaboração e a análise de tarefas de geometria dinâmica. A terceira, desenvolveu-se em uma Ação de Formação Continuada com professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, situada em uma escola pública da região do ABC Paulista, tendo como foco a resolução, a elaboração e a reflexão de tarefas de geometria dinâmica. Os resultados revelam que as TD, especialmente, os softwares de Geometria Dinâmica contribuem com o ensino e a aprendizagem dos conceitos geométricos, dada sua capacidade de melhorar a visualização e potencializar a exploração. Salienta-se a necessidade de ampliação dos programas de formação de professores, fato que pode contribuir para uma maior aproximação das TD e diminuir o afastamento desses recursos das suas práticas. Em relação às tarefas de geometria dinâmica, reconhece-se que sua utilização e elaboração implicam em múltiplas possibilidades de abordagem dos conceitos geométricos, modificando as relações que se estabelecem na sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JADER OTAVIO DALTO - UTFPR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SOLANGE MUSSATO - UERR
Notícia cadastrada em: 21/05/2024 11:11
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod