PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE ALMEIDA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : FERNANDA DE ALMEIDA SOUZA
DATE: 10/07/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Banca Remota
TITLE:

PEDAGOGIAS DO SÉCULO XXI - PERSPECTIVAS DE CONSUMO EDUCATIVO QUE SE PRODUZEM COMO VERDADES PEDAGÓGICAS


PAGES: 47
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
SPECIALTY: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
SUMMARY:

Neste estudo, tivemos por objetivo compreender melhor aspectos diferentes de ideias e práticas pedagógicas vistas por nós como modismos na educação. Investigamos a escola na contemporaneidade e discutimos como estas metodologias educacionais e proposições acerca do próprio processo de ensino e aprendizagem estão ligadas a como a escola dos dias atuais pode atender às demandas da pós-modernidade. Essa análise nos trouxe reflexões acerca das variações do estatuto do saber pedagógico nos primeiros anos deste milênio, e acreditamos que nossa investigação nos ajudou a compreender práticas governamentais. A pesquisa bibliográfica-documental foi nosso modo de investigação. O caráter exploratório da pesquisa bibliográfica gerou maior entrosamento com os problemas a serem estudados, tornando-os mais explícitos ou construindo hipóteses (Gil, 2002). Foram selecionados e analisados criticamente trabalhos de naturezas diferentes, seguindo os critérios a seguir: textos apresentados em materiais de divulgação científica, acessados por professores de diferentes segmentos e formações (categoria I); artigos publicados em revistas de pesquisa acadêmica (categoria II) e trabalhos apresentados em encontros de pesquisa em Educação (categoria III). Como recorte investigativo, estudamos: a inserção de discussões referentes à neurociência na educação - como ideias desta área do conhecimento têm sido introduzidas (de modo indireto e direto) nas salas de aula e quais as possíveis intencionalidades - veladas e escancaradas - destas inserções e a (excessiva) importância atribuída às tecnologias da informação (TICs) na escola e as possíveis causas e consequências desta supervalorização. Nossa pesquisa acerca da neurociência na escola nos fez crer que há a tentativa de inserir o pensamento em uma lógica arborescente, mesmo a sua natureza sendo rizomática (Deleuze e Guatarri, 2011). Essa tentativa de inserção baseia-se nas ideias de escaneamento cerebral enquanto ferramenta da neurociência, em alegações de objetividade e realidade desta área do conhecimento e a ideia de que a abordagem neurobiológica é superior a outras formas de pesquisa (como a pedagogia). Para nós, o frequente discurso acerca de plasticidade cerebral, tão recorrente aos neurocientistas e outras ideias fundamentados nas neurociências (que culpabilizam os indivíduos por problemas de naturezas diversas) podem ser empregados em apoio à lógica neoliberal. Em relação às TICs, cremos que elas podem nos aproximar de uma “aprendizagem rizomática” (Khire, 2023): contínua, dinâmica e cheia de conexões e caminhos. Contudo, concordamos com Nascimento (2011) quanto este afirma que o modo de apresentar as novas tecnologias associadas à educação como artefatos para facilitar os processos de aprendizagem e para o progresso da sociedade é uma operação ideológica sustentada pelo fetichismo "na conjuntura da reestruturação produtiva do capital". Na próxima etapa do trabalho, investigaremos as chamadas metodologias ativas, terminologia para designá-las que surgiu na década de 1980 e que partem da premissa de que se faz necessário que o aluno adquira um papel mais ativo, investigativo e comunicativo. Analisaremos quais são seus principais pressupostos, qual o tipo de estudante que elas pretendem atingir e o tipo de indivíduo que aspiram formar. 


COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDREA VERSUTTI - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2187270 - CAROLINA CORREA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 09:57
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