O PROBLEMA DA (I)MOBILIDADE DA TERRA EM ABORDAGENS BASEADAS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: um estudo a partir da análise de livros didáticos do PNLD (2024-2027)
A Astronomia constitui um dos temas previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo como um de seus objetos de conhecimento, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental, os movimentos da Terra. Por se tratar de um tema de reconhecida dificuldade de compreensão tanto para alunos como para professores, buscaremos neste trabalho apresentar um estudo a respeito do perfil de tratamento do referido tema em um conjunto de livros didáticos, haja vista serem eles as fontes que geralmente orientam os planejamentos pedagógicos dos professores. Mais especificamente, entendendo as contribuições que uma abordagem baseada na História das Ciências pode proporcionar no ensino do referido tema, analisamos os elementos historiográficos presentes em tais materiais quando o problema da (i)mobilidade da Terra é tratado e avaliamos a qualidade das abordagens historiográficas dispensadas quando confrontadas com preceitos que a Historiografia da Ciência Contemporânea preconiza. Selecionamos para isso um conjunto de livros didáticos pertencentes ao recém aprovado Programa Nacional do Livro Didático 2024-2027. Pela natureza de nossos objetivos e fontes, o presente estudo tem um caráter eminentemente qualitativo, ainda que, por vezes, desenvolvemos discussões baseadas em dados quantitativos. Os resultados encontrados apontam para a presença de distorções historiográficas que, apesar das limitações naturais associadas aos livros didáticos, podem ser pelo menos minoradas e/ou neutralizadas. Esperamos assim poder contribuir, ainda que singelamente, para uma melhor compreensão dos entraves e dos potenciais encaminhamentos associados ao debate em torno dos livros didáticos, do uso da História das Ciências e do ensino sobre temas da astronomia, como o que envolve os modelos geocêntrico e heliocêntrico.