PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANA DAMASCENO COSTA

DISCENTE : DAIANA DAMASCENO COSTA
DATA : 07/06/2024
LOCAL: REMOTO

Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos

Este trabalho teve como objetivo principal analisar as imagens de árvores filogenéticas presentes nos livros didáticos do componente curricular “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” voltados para o nível do Ensino Médio aprovados no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2021-2024. Árvores filogenéticas são diagramas que representam a história evolutiva de um grupo de seres vivos ao longo do tempo, fazendo parte do corpus conceitual da evolução biológica. Segundo alguns autores, a importância da evolução para a área das ciências da vida faz com que as árvores filogenéticas assumam centralidade no ensino e aprendizagem da biologia. No Brasil, os livros didáticos assumem grande importância no ensino básico, principalmente nas escolas públicas, já que são distribuídos gratuitamente por todo o país. Nesse sentido, a análise das imagens de árvores filogenéticas e diagramas evolutivos presentes nos livros didáticos do PNLD 2021-2024 visa contribuir para a avaliação e melhoria desses materiais, principalmente no tocante à área de biologia e evolução. Foram analisadas as sete coleções de livros aprovados no PNLD 2021-2024 da área de Ciências da Natureza; as árvores filogenéticas encontradas foram classificadas em diferentes categorias, e procedeu-se a uma análise qualitativa dessas imagens. No total, 57 figuras foram encontradas, em todas as coleções, porém com grande disparidade entre elas (enquanto a coleção com mais árvores apresentava 15 figuras, a com menor quantidade tinha apenas uma árvore filogenética). A maioria das figuras representava animais, com apenas 10 imagens referentes à evolução vegetal, nenhuma especificamente voltada para outros grupos de seres e três referentes aos grandes clados de seres vivos (os “cinco reinos” ou “três domínios”). Um aspecto positivo é que algumas coleções traziam informações de como ler e interpretar as árvores, além de deixar claro que os diagramas eram hipóteses evolutivas construídas a partir dos dados científicos disponíveis quando as árvores foram construídas. Dezesseis árvores evolutivas eram voltadas para a evolução humana, o que está de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento aprovado em 2017 que propõe uma reforma para o nível do Ensino Médio. Os resultados mostram que ainda existe uma divergência entre as coleções de livros didáticos no tocante à sistemática filogenética, com algumas obras dedicando mais espaço a esse tópico do que outras. Porém, a sua presença em todos os livros corrobora a importância que este assunto vem ganhando nas coleções didáticas, e a avaliação constante desses materiais é necessária para garantir a qualidade pedagógica dessas obras.

Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA ELENA INFANTE-MALACHIAS - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO AUGUSTO LUVISON ARAÚJO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD