EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CARÁTER CRÍTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa de mestrado em andamento que busca investigar sobre a Educação Financeira - EF em uma turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tem como questão de investigação: que contribuições uma atividade, envolvendo temas ligados a finanças e baseada nos preceitos da EMC, pode trazer para a educação financeira de estudantes da EJA? Os objetivos específicos são: identificar manifestações dos estudantes que indiquem alguma capacidade de analisar, fazer julgamentos fundamentados, tomar decisões e ter posições críticas sobre questões financeiras; identificar indícios da alfabetização matemática com dimensão crítica, através de manifestações dos estudantes relacionadas ao: (i) conhecer matemático; (ii) conhecer tecnológico e (iii) conhecer reflexivo. Os referenciais teóricos utilizados referem-se a: Educação Financeira (EF), Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram produzidos no contexto de uma sala de aula da EJA – Ensino Médio- na cidade de São Paulo, envolvendo uma situação hipotética de concessão de um empréstimo por um órgão público. Os dados incluem: gravações em vídeo, anotações no caderno de campo do pesquisador, produções dos estudantes e um questionário respondido pelos participantes. Os dados serão analisados usando a Análise de Conteúdo segundo dois possíveis eixos, elaborados com base em categorias identificadas considerando os objetivos específicos da pesquisa. Pretendemos identificar indícios de contribuições para a educação financeira e para a alfabetização matemática com dimensão crítica. Como possíveis resultados temos que foi possível identificar, nas manifestações dos estudantes, indícios de que se posicionaram criticamente frente a algumas decisões, porém tiveram dificuldades para utilizar o conhecimento matemático para fundamentar suas reflexões. A dissertação será apresentada no formato multipaper. Prevê, ainda, a apresentação de pelo menos dois artigos: o primeiro (já submetido) aborda uma revisão sistemática de literatura com os temas EF e EMC; o segundo será elaborado a partir da análise a ser realizada.