PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANNY GABRIEL LOPEZ ZARAZA

STUDENT : DANNY GABRIEL LOPEZ ZARAZA
DATE: 16/08/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/bbt-qoou-vaw
TITLE:

Análise da Eficácia do Controle com Rejeição Ativa de Distúrbios e Aprendizado por Reforço para Aprimorar o Desempenho Dinâmico de um Conversor de Ponte Ativa Dupla

PAGES: 47
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
SPECIALTY: Conversão e Retificação da Energia Elétrica
SUMMARY:

Atualmente, os conversores eletrônicos de potência são essenciais em diversas aplicações, como as estações de carregamento de veículos elétricos. Esses sistemas, que incluem estágios de conversão CC-CC, geralmente usam conversores isolados devido a razões de segurança e confiabilidade. Entre as topologias de conversores isolados, o conversor de ponte ativa dupla (DAB) se destaca por sua alta densidade de potência e eficiência. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho dinâmico de um conversor DAB utilizando o controle com rejeição ativa de distúrbios (ADRC) e o aprendizado por reforço (RL) baseado no algoritmo de gradiente de política determinística profunda (DDPG).  Esses métodos serão comparados com o controle PI tradicional. Os três métodos de controle foram avaliados comparativamente mediante simulações no software Matlab/Simulink, na qual o conversor DAB foi simulado em conjunto com os métodos de controle analisados. Os resultados mostraram que o controle RL-DDPG apresentou o melhor desempenho, reduzindo o sobressinal e obtendo uma resposta rápida para atingir o estado em regime permanente, enquanto o ADRC apresentou um desempenho superior ao controle PI tradicional. O controle RL-DDPG demonstrou ser a opção mais eficaz, no ambiente de simulação avaliado, para controlar a tensão de saída em diferentes níveis.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2079380 - JOSE LUIS AZCUE PUMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TIAGO DAVI CURI BUSARELLO - UFSC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2200473 - JOSE ALBERTO TORRICO ALTUNA
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 17:37