PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: FAUSTA JOAQUIM FAUSTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FAUSTA JOAQUIM FAUSTINO
DATA : 15/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa de Mestrado da aluna Fausta Joaquim do PGELE UFABC Quarta-feira, 15 de dezembro · 2:00 até 4:00pm Informações de participação do Google Meet Link da videochamada: https://meet.google.com/odn-nsur-aop
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE RECARGA PÚBLICA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS EM ÁREAS URBANAS


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Nos últimos anos, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, se tem notado um aumento na penetração de veículos elétricos nas áreas urbanas. Dada essa penetração nas cidades, encontrar zonas para a instalação de uma infraestrutura de recarga se tornou uma necessidade. Portanto, devido às  demandas de recarga dos veículos elétricos, os agentes envolvidos na difusão de veículos elétricos devem construir estações de recarga, possibilitando que cada veículo elétrico possa encontrar estações recarga disponíveis dentro de suas viagens. Neste trabalho se propõe uma metodologia para identificar zonas de recarga pública nas principais avenidas e ruas das áreas urbanas, considerando a dispersão espacial dos compradores de veículos elétricos e seus padrões de viagem urbanos. A identificação dos centroides das zonas recarga é formulado como um problema das p-medianas, sendo resolvido pelo algoritmo de Teist-Bart para fornecer uma maior cobertura às demandas de recarga elétrica dentro das extensas áreas urbanas. A metodologia proposta foi aplicada na cidade de Salvador no estado da Bahia para encontrar a distribuição espacial de zonas de recarga pública, considerando 6 cenários prospectivos de penetração global de veículos elétricos. Os resultados de alocação dos centroides das zonas de recarga para essa cidade foram confrontados com a alocação realizada por um software comercial de geoprocessamento. Tal confrontação mostra que a proposta determina uma distribuição espacial dessa zonas com menores valores de demanda máxima coincidente por estação para atender a mesma quantidade de veículos elétricos em cada cenário prospectivo analisado. Menos valores dessa demanda podem permitir menos investimentos para a conexão das futuras estações de recarga com a rede elétrica. A metodologia proposta pode auxiliar os agentes envolvidos na difusão de mobilidade elétrica, encontrando zonas de recarga pública mais próximas dos locais de maior demanda de recarga por parte dos donos de veículos elétricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDA CASEÑO TRINDADE ARIOLI - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 346.521.166-91 - ANTONIO PADILHA FELTRIN - NENHUMA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JOHN FREDY FRANCO BAQUERO - UNESP
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 09:45
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