PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: EVERTON SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVERTON SILVA LIMA
DATA : 05/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/crhistian
TÍTULO:

Eletrificação de Caminhões Pesados: Análise da Emissão de Gases do Efeito Estufa, Eficiência Energética e Viabilidade Econômica


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A eletrificação no setor logístico de transportes realizado por caminhões semipesados e pesados está em um ritmo bem acelerado em várias partes do mundo, como China, Estados Unidos e Europa. Em linhas gerais, as iniciativas de eletrificação da frota comercial estão associadas com programas de redução da emissão de dióxido de carbono. No contexto brasileiro, por sua vez, existem fatores técnicos e econômicos que demandam uma caracterização específica. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado buscou analisar três importantes fatores: (a) a emissão de dióxido de carbono de um caminhão movido por energia elétrica proveniente de baterias em condições reais de operação; (b) a eficiência energética sazonal na zona metropolitana de São Paulo e possíveis melhorias na especificação técnica do caminhão elétrico; (c) o custo total de propriedade e a experiência total de propriedade, que envolvem investimentos com infraestrutura de recarga e baterias de propulsão, despesas com energia elétrica, reparo e  manutenção, assim como incentivos governamentais e abatimentos de impostos. Diante disso, os resultados do estudo demonstraram uma perspectiva promissora dos caminhões elétricos submetidos às condições operacionais das metrópoles brasileiras. Observou-se que esse tipo de tecnologia tira proveito de matrizes elétricas que são baseadas em recursos naturais renováveis, como a matriz brasileira. O recarregamento de baterias e o uso da energia elétrica nessas condições acarreta relativa baixa emissão, além de eliminar por completo emissões diretas de gases do efeito estufa pelo veículo. Além disso, a eficiência energética demonstrou ser bastante superior quando comparado a veículos convencionais, apesar de a viabilidade econômica da tecnologia não ser ainda interessante em casos que envolvem uma frota com poucos caminhões elétricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2269053 - CRHISTIAN RAFFAELO BALDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671811 - ROVILSON MAFALDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA WASNIEVSKI DA SILVA DE LUCA RAMOS - LENNOX ADP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI
Notícia cadastrada em: 28/07/2024 22:16
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