PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA SANTOS FRAGA

STUDENT : AMANDA SANTOS FRAGA
DATE: 22/05/2024
TIME: 08:30
LOCAL: Remoto
TITLE:

DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA INTERATIVA PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE MICROEMPREENDEDORES:
A aplicabilidade da IA

PAGES: 63
BIG AREA: Outra
AREA: Tecnologia e Inovação
SUMMARY:

Este estudo aborda a preocupante lacuna na educação financeira no Brasil, particularmente entre os microempreendedores, que compõem atualmente 70% das empresas do país. Diante do alto índice de encerramento de atividades empresariais neste público, sendo que 84% das empresas que encerraram atividades em 2023 eram microempreendedores, este trabalho propõe investigar e apresentar uma solução prática através da aplicação de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA). Adotando a metodologia do Design Science Research, voltada para a concepção e desenvolvimento de artefatos, este estudo desenvolveu um modelo de plataforma de educação financeira destinada aos microempreendedores, baseada em IA. Através dessa plataforma, os membros da Associação (em definição) foram capacitados com informações e orientações em gestão financeira, visando aprimorar suas competências e planejar estrategicamente o crescimento de seus negócios. O sucesso dessa iniciativa foi avaliado por meio da análise das métricas da plataforma, com o objetivo de compreender se as tecnologias emergentes podem, de fato, impulsionar o processo de aprendizado em educação financeira no contexto brasileiro.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604980 - EDER DE OLIVEIRA ABENSUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1918407 - DEBORA MARIA ROSSI DE MEDEIROS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REGIANE RELVA ROMANO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JORDANA ALCA BARBOSA ZOLA - SENAI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MATHEUS ARAUJO TUNES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ESTEBAN DE JESUS JIMENEZ GARCIA
Notícia cadastrada em: 07/05/2024 17:32