PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO ANTONIO MARQUES COSTA

STUDENT : JOÃO ANTONIO MARQUES COSTA
DATE: 25/07/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/daniel-25
TITLE:

Identificação das características biomecânicas antes, durante e depois da ocorrência de episódios de congelamento de marcha em indivíduos com doença de Parkinson

PAGES: 30
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Bioengenharia
SPECIALTY: Processamento de Sinais Biológicos
SUMMARY:

A doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa comum resultante da degradação da dopamina no mesencéfalo, causando dificuldades motoras e não-motoras. O congelamento da marcha (FoG) é um dos sintomas mais incapacitantes, geralmente desencadeado ao iniciar a marcha, girar, passar por espaços estreitos ou realizar tarefas duplas. Durante episódios de FoG, indivíduos sofrem com incapacidade de iniciar ou continuar a caminhada, aumentando o risco de quedas e diminuindo a qualidade de vida. Técnicas de análise da marcha, incluindo sensores inerciais e eletromiografia (EMG) são usadas para avaliar e prever o FoG. Este projeto visa caracterizar aspectos biomecânicos dos períodos que antecedem e durante episódios de FoG.O estudo analisará a base de dados "Multimodal dataset of freezing of gait in Parkinson’s disease", que inclui dados de 12 indivíduos com DP, utilizando sensores inerciais e EMG de músculos específicos. Os dados foram coletados durante quatro tarefas experimentais, e os episódios de FoG foram identificados por dois médicos qualificados. A análise focará em quatro períodos: linha de base, antes, durante e após os episódios de FoG. As variáveis analisadas incluirão banda de frequência, razão FoG, magnitude do EMG, variabilidade e espectro de potência. Os episódios serão classificados por duração, e os dados serão tratados em Python, usando Pandas e NumPy, para identificar características biomecânicas antes, durante e após os episódios de FoG.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2352005 - RENATO NAVILLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1957691 - RONNY CALIXTO CARBONARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIS MOCHIZUKI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2090962 - REGINALDO KISHO FUKUCHI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123676 - OLAVO LUPPI SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA MARIA SBEGHEN FERREIRA DE FREITAS - UNICID
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 10:34