Otimização de Tarifas para Comunidades Energéticas: Um Enfoque Colaborativo para o Mercado do Dia Seguinte
A crescente integração de recursos energéticos distribuídos em redes elétricas de distribuição demanda a reformulação dos modelos tarifários, em particular para as comunidades energéticas (CEs). Nesse contexto, este trabalho apresenta uma estrutura de otimização em duas etapas para o desenho colaborativo de tarifas de eletricidade para CE em redes elétricas de distribuição de média tensão, considerando o mercado do dia seguinte. A inovação da proposta reside na combinação de duas etapas complementares. Na primeira, a otimização do gerenciamento de carga de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) nas CEs permite um uso mais eficiente da energia gerada localmente. Em seguida, a implementação de uma estrutura tarifária dinâmica, definida pela concessionária, cria um mecanismo de incentivo para que as CEs ajustem seu consumo e contribuam para um melhor uso das instalações elétricas. Essa abordagem colaborativa entre as CEs e a concessionária de distribuição promove a eficiência energética e a sustentabilidade do sistema elétrico. Aplicada a uma rede de média tensão de 33 nós, a metodologia mostrou um incremento no fator de carga da CE de até 4.77% em comparação a estruturas tarifárias sem incentivos. Adicionalmente, observou-se uma redução máxima nos pagamentos de até 38.36% no carregamento dos PHEVs da CE em relação ao carregamento exclusivamente externo à rede elétrica. Os resultados mostram o potencial da proposta para incentivar a participação ativa das CEs, melhorando a gestão de carga, aumentando a autossuficiência energética e contribuindo para a transição para um sistema elétrico mais sustentável e eficiente.