PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/eco
Área de Concentración
Doctorado
ECONOMIA
Líneas de Investigación :
› MICROECONOMIA, ECONOMIA SOCIAL E DA INOVAÇÃO
MICROECONOMIA, ECONOMIA SOCIAL E DA INOVAÇÃO - A linha de Microeconomia, Economia Social e da Inovação trata de temas em desenvolvimento microeconômico como: geração e difusão tecnológica e inovativas; políticas industriais, tecnológicas, ambientais e agrícolas; análise do impacto ambiental do desenvolvimento; desigualdade de renda; pobreza; geração e gestão de novos empreendimentos; inserção no mercado de trabalho e políticas públicas de caráter redistributivo e compensatório. A linha conta com disciplinas teóricas que fornecem aos alunos o aparato necessário para pesquisar problemas importantes do desenvolvimento microeconômico. Dependendo da ênfase de cada pesquisa, as disciplinas de microeconomia podem ser complementadas com o aprendizado de técnicas de estatística e econometria aplicada. O objetivo é estabelecer instrumentais teóricos e metodológicos para diagnosticar, avaliar e propor alternativas aos problemas econômicos, sociais, ambientais e inovativos. Na linha de Microeconomia, um grupo formado pelas professoras Ana Fava, Mônica Kuwahara e Ana Abras trabalha com os aspectos microeconômicos do desenvolvimento; suas pesquisas acabam tendo interface com a Economia Feminista, a Abordagem das Capacitações, a Economia da Cultura, a Economia da Família etc. O professor Jeroen Klink trabalha na área de economia urbana, tendo estudado especialmente a financeirização urbana e seu impacto no planejamento. O professor Thiago Fonseca Morello trabalha na área de Economia do Meio-Ambiente, e nos últimos anos tem pesquisado a relação entre problemas ambientais e a questão da saúde. O professor Ricardo Politi trabalha com Finanças Públicas, especialmente com as questões ligadas à tributação e ao Federalismo Fiscal. Por sua vez, a professora Anapatrícia Vilha pesquisa na área de Economia da Ciência e da Tecnologia, especialmente na questão da inovação. O professor colaborador José Henrique Bassi Souza Sperancini, recentemente incorporado ao programa, também trabalha com questões de inovação, especialmente na área da saúde. O professor Maximiliano Barbosa está começando uma linha de pesquisa no estudo de redes. Destaque-se ainda que o professor Guilherme Magacho também pesquisa na área de Economia Industrial com análise insumo produto, tendo incorporado a extensão destes métodos para a análise ambiental.
› HISTÓRIA E PENSAMENTO ECONÔMICO
HISTÓRIA E PENSAMENTO ECONÔMICO - Esta linha de pesquisa procura habilitar o aluno na compreensão da economia e da própria teorização econômica como um processo fundamentalmente social e histórico. A linha de pesquisa oferece um conjunto de disciplinas que permitem o aprofundamento dos estudos em metodologia da economia e em história do pensamento econômico, enfatizando não apenas os caminhos epistemológicos, ontológicos e históricos da disciplina, mas também as controvérsias e debates atuais acerca dos princípios metodológicos da teorização econômica. Nesse sentido, a linha de pesquisa dá destaque aos estudos de escolas específicas de pensamento econômico. Um exemplo é o caso do Institucionalismo Original, entendido como uma vertente disciplinar profícua que resgata a compreensão dos fenômenos econômicos como construção social e histórica. Desta maneira, a linha de pesquisa busca fornecer ao aluno um conhecimento aprofundado em história do pensamento econômico e metodologia da economia assim como oferece uma formação sólida na abordagem institucionalista, possibilitando a participação ativa do egresso nos principais debates destes campos disciplinares. Na linha de História e Pensamento Econômico, destacamos que os professores Danilo Ramalho da Silva e André Roncaglia pesquisam na História da Macroeconomia contemporânea; os professores Manoel Ramon Souza Luz e Ramon Garcia Fernandez trabalham com Economia Institucional; o professor Fábio Terra estuda questões históricas e metodológicas do pensamento pós-keynesiano, enquanto que os professores Patrícia Cunha e Carlos Eduardo Carvalho trabalham, entre outros assuntos, com a História Econômica da América Latina. Por sua vez, o professor Gabriel Rossini, recentemente incorporado ao programa como permanente, trabalha com a questão do desenvolvimento urbano desde uma perspectiva histórica, embora anteriormente tenha trabalhado com história brasileira do S. XIX, o que permite ampliar o leque de orientações do programa.
› MACROECONOMIA E FINANÇAS
MACROECONOMIA E FINANÇAS - A linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças concentra o núcleo de professores com interesse de pesquisa em temas relacionados ao estudo de fenômenos macroeconômicos e financeiros. Com esta linha de pesquisa, o Programa de Pós- Graduação em Economia da UFABC articula um conjunto de atividades de orientação, pesquisa e ensino associadas a uma grande variedade de tópicos, como dinâmica macroeconômica, flutuações de curto prazo, crescimento e desenvolvimento econômico, teoria e prática em finanças, estudo de sistemas financeiros e crises financeiras, estudo das organizações bancárias e financeiras, dentre outros. O objetivo principal da linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças é garantir que o aluno egresso do Programa de Pós- Graduação tenha o domínio de uma rigorosa formação técnica, pautada no estudo dos desenvolvimentos teóricos e aplicados na fronteira da área de conhecimento. Sob a orientação do qualificado grupo de professores do Programa, os egressos serão capacitados a desenvolver pesquisas acadêmicas de ponta, permitindo maior aprofundamento tanto em questões regionais quanto nos temas dos grandes debates nacionais e internacionais. Entre aqueles que atuam na linha de Macroeconomia e Finanças encontra-se o professor Bruno Rocha, que pesquisa em Economia Monetária e Bancária, área na qual também tem trabalhado a professora Ana Abras; os professores Ricardo Buscariolli e Maximiliano Barbosa pesquisam em Finanças, área na qual também colabora o professor Guilherme Lima, especialista em Econometria de Séries Temporais; o professor Evandir Megliorini trabalha na interface entre Finanças e Contabilidade. Há um grupo de professores que trabalham com Macroeconomia desde uma perspectiva pós-keynesiana, quais sejam, Fábio Terra, André Roncaglia, Guilherme Magacho e Patrícia Cunha.
Máster
ECONOMIA
Líneas de Investigación :
› MICROECONOMIA, ECONOMIA SOCIAL E DA INOVAÇÃO
MICROECONOMIA, ECONOMIA SOCIAL E DA INOVAÇÃO - A linha de Microeconomia, Economia Social e da Inovação trata de temas em desenvolvimento microeconômico como: geração e difusão tecnológica e inovativas;políticas industriais, tecnológicas, ambientais e agrícolas; desigualdade de renda; pobreza; geração e gestão de novos empreendimentos; inserção no mercado de trabalho e políticas públicas de caráter redistributivo e compensatório. A linha conta com disciplinas teóricas que fornecem aos alunos o aparato necessário para pesquisar problemas importantes do desenvolvimento microeconômico. As disciplinas de microeconomia podem ser complementadas com o aprendizado de técnicas de estatística e econometria aplicada. O objetivo é estabelecer instrumentais teóricos e metodológicos para diagnosticar, avaliar e propor alternativas aos problemas econômicos, sociais, ambientais e inovativos.
› HISTÓRIA E PENSAMENTO ECONÔMICO
HISTÓRIA E PENSAMENTO ECONÔMICO - Esta linha de pesquisa procura habilitar o aluno na compreensão da economia e da própria teorização econômica como um processo fundamentalmente social e histórico. A linha de pesquisa oferece um conjunto de disciplinas que permitem o aprofundamento dos estudos em metodologia da economia e em história do pensamento econômico, enfatizando não apenas os caminhos epistemológicos, ontológicos e históricos da disciplina, mas também as controvérsias e debates atuais acerca dos princípios metodológicos da teorização econômica. Nesse sentido, a linha de pesquisa dá destaque aos estudos de escolas específicas de pensamento econômico. Um exemplo é o caso do Institucionalismo Histórico, entendido como uma vertente disciplinar profícua que resgata a compreensão dos fenômenos econômicos como construção social e histórica. Desta maneira, a linha de pesquisa busca fornecer ao aluno um conhecimento aprofundado em história do pensamento econômico e metodologia da economia assim como oferece uma formação sólida na abordagem institucionalista, possibilitando a participação ativa do egresso nos principais debates destes campos disciplinares.
› MACROECONOMIA E FINANÇAS
MACROECONOMIA E FINANÇAS - A linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças concentra o núcleo de professores com interesse de pesquisa em temas relacionados ao estudo de fenômenos macroeconômicos e financeiros. Com esta linha de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC pretende articular um conjunto de atividades de orientação, pesquisa e ensino associadas a uma grande variedade de tópicos, como dinâmica macroeconômica, flutuações de curto prazo, crescimento e desenvolvimento econômico, teoria e prática em finanças, estudo de sistemas financeiros e crises financeiras, estudo das organizações bancárias e financeiras, dentre outros. O objetivo principal da linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças é garantir que o aluno egresso do Programa de Pós-Graduação tenha o domínio de uma rigorosa formação técnica, pautada no estudo dos desenvolvimentos teóricos e aplicados na fronteira da área de conhecimento. Sob a orientação do qualificado grupo de professores do Programa, os egressos serão capacitados a desenvolver pesquisas acadêmicas de ponta, permitindo maior aprofundamento tanto em questões regionais quanto nos temas dos grandes debates nacionais e internacionais. Adicionalmente, a formação plural e multidisciplinar, que caracteriza a proposta de funcionamento do Programa de Pós-Graduação e da própria Universidade, tende a se constituir em um importante diferencial para o egresso. Munido dos adequado instrumentos teóricos e empíricos, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC terá uma visão ampla da realidade que o envolve, o que é importante para o tratamento das questões relevantes na área e para a empregabilidade do egresso no mercado acadêmico e não acadêmico.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod