PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/eco
Concentration area
Master's degree
ECONOMICS
Research Lines :
› MICROECONOMY, SOCIAL AND INNOVATION ECONOMY
MICROECONOMY, SOCIAL AND INNOVATION ECONOMY - A linha de Microeconomia, Economia Social e da Inovação trata de temas em desenvolvimento microeconômico como: geração e difusão tecnológica e inovativas;políticas industriais, tecnológicas, ambientais e agrícolas; desigualdade de renda; pobreza; geração e gestão de novos empreendimentos; inserção no mercado de trabalho e políticas públicas de caráter redistributivo e compensatório. A linha conta com disciplinas teóricas que fornecem aos alunos o aparato necessário para pesquisar problemas importantes do desenvolvimento microeconômico. As disciplinas de microeconomia podem ser complementadas com o aprendizado de técnicas de estatística e econometria aplicada. O objetivo é estabelecer instrumentais teóricos e metodológicos para diagnosticar, avaliar e propor alternativas aos problemas econômicos, sociais, ambientais e inovativos.
› HISTORY AND ECONOMIC THINKING
HISTORY AND ECONOMIC THINKING - Esta linha de pesquisa procura habilitar o aluno na compreensão da economia e da própria teorização econômica como um processo fundamentalmente social e histórico. A linha de pesquisa oferece um conjunto de disciplinas que permitem o aprofundamento dos estudos em metodologia da economia e em história do pensamento econômico, enfatizando não apenas os caminhos epistemológicos, ontológicos e históricos da disciplina, mas também as controvérsias e debates atuais acerca dos princípios metodológicos da teorização econômica. Nesse sentido, a linha de pesquisa dá destaque aos estudos de escolas específicas de pensamento econômico. Um exemplo é o caso do Institucionalismo Histórico, entendido como uma vertente disciplinar profícua que resgata a compreensão dos fenômenos econômicos como construção social e histórica. Desta maneira, a linha de pesquisa busca fornecer ao aluno um conhecimento aprofundado em história do pensamento econômico e metodologia da economia assim como oferece uma formação sólida na abordagem institucionalista, possibilitando a participação ativa do egresso nos principais debates destes campos disciplinares.
› MACROECONOMY AND FINANCE
MACROECONOMY AND FINANCE - A linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças concentra o núcleo de professores com interesse de pesquisa em temas relacionados ao estudo de fenômenos macroeconômicos e financeiros. Com esta linha de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC pretende articular um conjunto de atividades de orientação, pesquisa e ensino associadas a uma grande variedade de tópicos, como dinâmica macroeconômica, flutuações de curto prazo, crescimento e desenvolvimento econômico, teoria e prática em finanças, estudo de sistemas financeiros e crises financeiras, estudo das organizações bancárias e financeiras, dentre outros. O objetivo principal da linha de pesquisa de Macroeconomia e Finanças é garantir que o aluno egresso do Programa de Pós-Graduação tenha o domínio de uma rigorosa formação técnica, pautada no estudo dos desenvolvimentos teóricos e aplicados na fronteira da área de conhecimento. Sob a orientação do qualificado grupo de professores do Programa, os egressos serão capacitados a desenvolver pesquisas acadêmicas de ponta, permitindo maior aprofundamento tanto em questões regionais quanto nos temas dos grandes debates nacionais e internacionais. Adicionalmente, a formação plural e multidisciplinar, que caracteriza a proposta de funcionamento do Programa de Pós-Graduação e da própria Universidade, tende a se constituir em um importante diferencial para o egresso. Munido dos adequado instrumentos teóricos e empíricos, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC terá uma visão ampla da realidade que o envolve, o que é importante para o tratamento das questões relevantes na área e para a empregabilidade do egresso no mercado acadêmico e não acadêmico.