UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 26 de Abril de 2024

ivan filipe de almeida lopes fernandes

CECS - CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor do Bacharelado em Políticas Públicas (BPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e também do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PPGP) da UFABC. Integra o corpo docente do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH) na UFABC.

É o atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFABC (PGPP). Foi vice-coordenador do Curso de Especialização e Pós Graduação lato sensu de Educação em Direitos Humanos da UFABC (2017-2018) e do BPP (2016-2017).

Coordenador do Observatório de Política Externa na Imprensa do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) junto com a Prof. Maria Hermínia Tavares de Almeida.

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP, 2007), Mestre e Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da mesma universidade (2010, 2014). Foi pesquisador visitante no Department of Political Science da University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC) em 2012.

Foi professor dos cursos de Direito e Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (graduação), do curso de Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP (pós-graduação) e do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (especialização).

Autor dos livros A democracia reduz a desigualdade econômica? Um estudo sobre as possibilidades de construção de uma sociedade mais igual por meio da democracia. EdUFABC, 2017 (link para Scielo Books: http://books.scielo.org/id/brzzm e para Amazon Kindle: https://www.amazon.com.br/democracia-desigualdade-econ%C3%B4mica-possibilidades-constru%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B07BYGKLPQ )

e Burocracia e Política: a construção institucional da política comercial brasileira (Biblioteca24horas, 2011).

Publicou artigos em diversas revistas como Economic Letters, International Political Science Review, Foreign Policy Analysis, Brazilian Political Science Review, Revista de Administração Pública, Revista Brasileira de Sociologia, Pontes – Informações e Análises sobre o Comércio e Desenvolvimento Sustentável, Journal of Addictions, Addictive Behaviors Reports, entre outras.

Suas áreas de pesquisa são Política Comparada, Economia Política, Processo Decisório, Análise de Políticas Públicas e Política Externa; e Políticas Públicas relacionadas ao Álcool e outras Drogas.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
não informada
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
não informadas
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9951591696185495

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Site pessoal: https://sites.google.com/site/ivanfilipefernandes/
Sala
Delta-385
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
ivan.fernandes@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3