UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 20 de Abril de 2024

guilherme canuto da silva

CECS - CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Guilherme é engenheiro mecânico. Possui mestrado (2008), doutorado (2013) e pós-doutorados (2015; 2018) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Em 2012 desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Como engenheiro, Guilherme tem 10 anos de experiência em projeto de sistemas de manufatura automotiva (1999-2009). Toda sua experiência foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil (VW-B). De 2009 a 2010 exerceu ainda o cargo de Gestor de Unidade no departamento de Armação de Carrocerias, sendo responsável pela manufatura dos principais modelos produzidos pela VW-B no Brasil. Desde 2013 é colaborador do Centro de Engenharia Automotiva da EPUSP e em 2015 passou a integrar o quadro de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC). É professor dos cursos de Engenharia de Gestão e de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. Seus temas de interesse são: projeto da manufatura, tecnologias de fabricação, automação industrial, sistemas ciberfísicos, inteligência artificial, redes de computadores, protótipos virtuais e protótipos físicos.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
É graduado em engenharia mecânica. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP (EPUSP). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Tem dez anos de experiência profissional em projeto de dispositivos e de sistemas de manufatura automotiva, tendo atuado como engenheiro em diferentes unidades da Volkswagen do Brasil e também na Volkswagen Argentina. Atuou ainda como gestor de unidade no departamento de armação de carrocerias da mesma empresa, onde foi responsável pelas operações de manufatura dos principais modelos produzidos pela VW no Brasil. Desde 2015 é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), junto ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
projeto da manufatura, tecnologias de fabricação, automação industrial, sistemas ciberfísicos, inteligência artificial, redes de computadores, protótipos virtuais e protótipos físicos, Industrie 4.0.
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4258372A6

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
guilherme.canuto@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3