UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 26 de Abril de 2024

ivan roberto santana casella

CECS - CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Professor Titular da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2006 e fundador e coordenador do Laboratório de Informação e Comunicação I (LIC1) e II (LIC2). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), com estágio de doutorado no Wireless Communication Laboratory da University of Toronto (UofT) no Canadá.

Trabalhou nos Laboratórios de Desenvolvimento da Philips Consumer Electronics por aproximadamente 7 anos e nos Centros de Pesquisa da NEC (CPDIA) por aproximadamente 7 anos, no desenvolvimento e análise de sistemas de comunicação analógicos e digitais. Adicionalmente, atuou como coordenador do Grupo de Chaveamento de Radiofrequência do Projeto Set-Top-Box de Referência do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) no Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da EPUSP.

É Senior Member do IEEE, editor associado da IET Electronic Letters, Membro do O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (INERGE) e autor de vários artigos e capítulos de livros e livros nas áreas das telecomunicações e smart grids, que resultaram em vários prémios académicos e científicos. Dentre as participações em livros, ele é o principal editor do livro “Power Line Communication Systems for Smart Grids”, publicado pelo IET (2018), e um dos editores do livro “Perspectivas de Projetos Interdisciplinares em Engenharia”, publicado pela EdUFABC (2023) e do livro “Smart Grids – Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications”, a ser publicado pela Springer (novembro de 2023). Ele também tem participado como coordenador e pesquisador associado de alguns projetos de pesquisa com financiamento. O Prof. Ivan Casella é, atualmente, contemplado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa nível 2 (PQ-2) concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Suas principais áreas de interesse são comunicações sem fio, comunicações de linha de energia, redes inteligentes, projeto de antenas planares e captação de energia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3350119903495479

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Av. Dos Estados, 5001
Santo Andre/SP - Brazil
9o Andar, Bloco B, Sala 921
Sala
não informado
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
ivan.casella@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3