Bacharel e Licenciado em História e Especialista em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Membro do Centro de Estudos Periféricos (CEP) da Universidade Federal de São Paulo. Tem se debruçado nos estudos sobre as bases ideológicas do racismo a partir dos teóricos Arthur de Gobineau, Francis Galton e outros. No Brasil, estuda a ideologia do racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro com ênfase nas ideias de Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Vianna e Renato Kehl. Ministra cursos sobre a construção do racismo na sociedade brasileira para educadores, lideranças comunitárias e educadores populares abordando as lutas dos movimentos de resistências ao escravismo desde o trabalho compulsório até a consolidação do trabalho livre, com enfoque na formação do movimento negro brasileiro a partir da década de 1930 até 1970. Além de abordar a questão étnico/racial busca difundir a importância do ensino da História da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar (Lei 10.639/03).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Bacharel e Licenciado em História e Especialista em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA); Mestre em Ciências Sociais (UNESP/Marília) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Estudos Africanos e Afrobrasileiros/ História do Brasil e Relações Étnico-Raciais. Racismo e Pensamento Conservador Brasileiro; Brasil República; História da Eugenia no Brasil - Ontem e Hoje.