Outras informações do Curso

Público-alvo

Professores da rede pública da Educação Básica com formação superior.

 

 

Vagas

50 alunos por polo participante

 

 

Polos Participantes

CAMPINAS-SP JARDIM PAINEIRAS

MATÃO-SP CENTRO

SÃO PAULO-SP JARDIM ESMERALDA

SÃO PAULO-SP VILA DAS BELEZAS

SÃO PAULO-SP JARDIM SÃO ROBERTO

SÃO PAULO-SP JARDIM VERA CRUZ

 

 

Objetivos Gerais

  • Contribuir para o caráter interdisciplinar da formação intelectual de professores da área de ciências naturais e humanidades.
  • Promover um espaço de reflexão interdisciplinar a partir do campo de Ensino de Ciências e suas relações com os Estudos Sociais e Culturais das Ciências e Tecnologias;
  • Fomentar a reflexão crítica na discussão sobre Formação de Professores.
  • Refletir sobre a potencialidade da História das Ciências e do campo CTS para uma educação científica mais crítica e cidadã;
  • Apoiar atividades relacionadas ao ensino de ciências que promovam o interesse do aluno ao conteúdo disciplinar das ciências em sua interface com a interdisciplinaridade;
  • Promover vivências de ensino-aprendizagem que articulem diferentes campos do saber, articulação de projetos educativos, ações educativas e produção do saber escolar de forma interdisciplinar;
  • Fomentar a pesquisa científica e o aperfeiçoamento teórico de professores da área de ciências naturais e humanidades.
  • Discutir a educação não formal e a divulgação científica.


Duração: 24 meses (6 quadrimestres)

 

Carga Horária:

390hs de disciplinas

10hs de ambientação Tidia

10hs de Orientação Presencial

 


Trabalho de Final de Curso

Esta atividade será orientada por um professor orientador e poderá ser: um projeto de pesquisa científica, uma monografia a partir de discussão bibliográfica de uma determinada área; um projeto didático articulado aos cotidiano escolar, especialmente em relação aos problemas vivenciados na Educação Básica, uma proposta didático-metodológica,  um objeto educacional, ou outras ações relativas a reflexão da Educação Básica, seja em ambiente escolar ou em um espaço de educação não formal. Cada aluno deverá cumprir 10hs de orientação com o seu professor orientador. O TCC deverá ser apresentado, no polo participante, para uma banca examinadora formada por dois docentes.

 


ESTRUTURA CURRICULAR

O curso será dividido em módulos de disciplinas agrupadas tematicamente. Cada módulo será composto por disciplinas de 30 (trinta) horas cada uma, sendo que a cada quadrimestre serão desenvolvidas três ou duas disciplinas simultaneamente.

Disciplinas

  • Metodologia Científica
  • Didática do Ensino Superior
  • Tendências investigativas na Formação de Professores
  • formação de professores e espaço escolar
  • Currículo e Educação
  • Educação não formal e Divulgação Científica
  • História das Ciências e Educação Científica
  • Ciência, Educação, Sociedade e Ambiente
  • Historiografia da História das Ciências
  • Educação Científica, Sexualidades e Gênero
  • Teorias e modelos de ensino e aprendizagem
  • Práticas e projetos de ensino
  • CTS e Ensino

 

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod