O Ciência é 10 é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. Trata-se de um curso de especialização para professores graduados que estão atuando em diferentes sistemas de ensino, com foco nos que lecionam na área das Ciências da Natureza na Educação Básica.
A iniciativa é do Ministério da Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Dentro da Fundação funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que promove parcerias entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – e as instituições públicas de ensino superior, estimulando a modalidade de educação a distância. As ofertas de vagas da UAB são prioritariamente voltadas para a formação de professores da educação básica.
O curso visa estimular o professor-cursista a refletir a todo momento sobre sua prática docente no espaço da escola e da sala de aula, a saber:-
- Estabelecer o diálogo permanente com o fazer na escola e nas salas de aulas das ciências numa perspectiva questionadora e investigativa;
- Elaborar e implementar propostas para o ensino de ciências, tal que a observação, a experimentação, a proposição e as hipóteses, assim como a análise de resultados sejam estimuladas tanto para si como para os seus estudantes.
- Compreender que o ensino e o aprendizado em ciências não devem ser calcados apenas nos resultados ou no acúmulo de informações, e sim nos processos de construção do conhecimento que se revelam surpreendentes, instigantes e desafiadores; e
- Experienciar possibilidades diferenciadas de ensinar e aprender ciências de modo investigativo e em parceria com os estudantes com os quais se desenvolve a atividade docente, dialogando, permanentemente, com a sala de aula, com o livro didático, com os recursos didático-tecnológicos existentes, com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e com o projeto pedagógico da escola.
Considerando as atividades voltadas ao desenvolvimento dos professores-cursistas como pesquisadores de sua própria prática e sujeitos protagonistas de seus saberes e aprendizados, o C10 também prevê que os professores-cursistas sejam capazes de:
- Refletir sobre o lugar e o sentido de ensinar ciências na Educação Básica;
- Reconhecer os fundamentos teórico-metodológicos, e
- Praticar, desde o primeiro módulo do curso, o processo de constituição do professor-reflexivo e da construção dos saberes docentes em ambiente de troca e compartilhamento com seus pares e com diferentes parceiros da escola, da comunidade e da instituição formadora.
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