Apresentação

O presente curso de especialização busca possibilitar um espaço de reflexão sobre o ensino de ciências, suas estratégias, metodologias e perspectivas críticas, através da formação de professores em nível de Lato Sensu. Este curso de especialização pretende capacitar os docentes da Educação Básica através de uma perspectiva interdisciplinar, buscando promover uma educação científica crítica e promotora de cidadania. A especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade dialoga institucionalmente com os Bacharelados Interdisciplinares – BCT e BCH, a Licenciatura Interdisciplinar (LI), bem como com as licenciaturas específicas existentes nesta universidade (Licenciatura em Filosofia, Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática), sendo seu público-alvo os professores da rede pública de ensino.

As disciplinas que compõem o currículo desta especialização estão organizadas a partir de temáticas que contribuem com uma formação mais ampla do docente, a saber: Fundamentos em Pesquisa e Ensino, Formação Docente,  Ensino-Aprendizagem, História das Ciências e Educação não formal e Divulgação Científica.

De forma geral, a formação aqui desejada têm aproximações com a Base Nacional Comum Curricular ao propiciar aos professores uma discussão ampla sobre os aspectos de produção do conhecimento científico e educacional a partir de uma perspectiva interdisciplinar que rompe com a lógica tradicional de disciplinas acadêmicas clássicas, ao instrumentalizar os professores para o desenvolvimento de projetos de ensino em perspectiva crítica e interdisciplinar, a partir de temas transversais que debruçam-se sobre problemas históricos, socioambientais e socioculturais. O curso permitirá aos professores a apropriação das discussões nos campos de pesquisa e ensino em Educação em Ciências, partilhando de variadas perspectivas teóricas que possibilitarão sua ampla atuação nas escolas e uma compreensão contemporânea dos problemas educacionais.

Neste sentido, sob a perspectiva crítica do ensino de ciências iremos fomentar discussões que perpassam a formação de professores no Brasil contemporâneo, as diferentes estratégias e propostas de ensino-aprendizagem, valorizando aspectos curriculares, teorias e modelos, educação sexual e gênero, projetos educacionais e formação socioambiental; a inserção da reflexão histórica sobre as ciências, especialmente a partir do enfoque dos estudos socioculturais que buscam articular-se ao ensino interdisciplinar, propondo pensarmos as ciências e tecnologias como objetos culturais, enraizados a suas redes de produção e em seu tempo histórico; finalizando o curso com a discussão sobre a Educação não formal e a divulgação científica.

Em relação ao ensino, transformações importantes concederam um novo status aos espaços e saberes escolares, compreendendo-os de maneira relacional nos processos de ensino e aprendizagem entre aluno-professor-objetos de aprendizagem e características do ambiente escolar/profissão docente. Compreende-se, portanto, que os diferentes processos cognitivos, práticas e representações que envolvem e permeiam a construção, leitura e reflexão sobre o conhecimento educacional são atualmente locus privilegiado para o fomento da ação educativa nas sociedades pautadas por visões mais críticas e dinâmicas de mundo. Este contexto renovador na construção dos saberes escolares exige a criação de cursos de capacitação docente, através dos quais o professor poderá se preparar teoricamente, favorecendo um “novo” olhar, crítico, em relação à ciência e tecnologia, bem como se capacitando nas discussões mais recentes sobre o ensino de ciências e sobre a educação científica.

 

Email do Curso: esp.hces@ufabc.edu.br

Coordenação do Programa: MARCIA HELENA ALVIM

Telefone/Ramal: (11) 4996-8382

E-mail: marcia.alvim@ufabc.edu.br

Período do Curso: 24/08/2020 à 30/12/2022 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: A Distância Endereço Alternativo: https://especializacaohces.cursos.ufabc.edu.br/
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa-1.sigaa-1