Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Programação funcional em Haskell no mundo real: Aplicações em data science e na web
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 80
Período do Curso: 28/09/2019 a 19/10/2019
Área Principal: Tecnologia e Produção Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: CENTRO DE MATEMÁTICA, COMPUTAÇÃO E COGNIÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SANTO ANDRÉ - SP
Espaços de Realização: Campus da UFABC em Santo André
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Fluxo Contínuo - Extensão - Nível I)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: EMILIO DE CAMARGO FRANCESQUINI
E-mail do Responsável: e.francesquini@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/884

Resumo

Resumo

Grandes empresas como Microsoft, Facebook, Target e diversas empresas do ramo financeiro têm utilizado linguagens de programação funcionais em parte de seus projetos. Além disso, linguagens multi-paradigmas como Java e Python vêm incorporando tais conceitos a cada nova versão para aumentar a expressividade e produtividade.

O uso desse paradigma está ainda mais evidente nas áreas de Data Science, devido a necessidade de algoritmos que possam ser processados de forma distribuída e também na área de programação para Web, com a popularização de frameworks baseados em programação funcional reativa, como por exemplo o ReactJS.

Esse fato é evidenciado pelas diversas ofertas de emprego que solicitam especificamente por capacidades em linguagens funcionais como Elixir, Erlang e Scala. Contudo, na maior parte dos currículos de graduação em computação e em áreas correlatas é dado um maior enfoque nos paradigmas estruturados e orientados a objetos. Isso cria um obstáculo para esses profissionais quando precisam lidar com essas novas tecnologias ou para o preenchimento dos requisitos durante a busca por uma nova colocação no mercado.


 

Justificativa

 

Com uma demanda cada vez maior por profissionais com conhecimento em linguagens funcionais, esse curso se justifica para suprir a falta de profissionais capacitados nessa área. Essa demanda pode ser constatada pela grande quantidade de inscritos em uma versão anterior deste curso ocorrida em 2018 onde profissionais de 12 empresas diferentes (entre elas Itaú, Accenture, Thomson Reuters, ...) além de alunos de 6 universidades além da UFABC se increveram (num total de 100 inscrições).


O presente curso faz parte da série de cursos relacionados à programação funcional e os alunos que participaram destes dois cursos anteriores (Programação Funcional em Haskell (2018) e Teoria das Categorias para Programadores (2019) serão avisados pela lista de e-mails formada na ocasião. Também engajaremos profissionais da iniciativa privada através de listas de e-mails profissionais relacionadas ao assunto tais como LinkedIn.


Apesar de não haver garantias de que o público alvo sera predominantemente formado pelo público externo, a participação na versão anterior deste curso, como descrevemos acima, mostra um alto nível de interesse dos profissionais de fora da comunidade acadêmica. Além disto a escolha por ministrar as aulas aos sábados visa, justamente, a maximização do número de participantes externos por ser, normalmente, uma opção de horário mais viável aos que trabalham na iniciativa privada.

 

Metodologia


Aulas práticas de programação em laboratório e palestra expositiva sobre o uso de Programação Funcional no ambiente de trabalho.

 

O curso será amplamente divulgado para a comunidade externa via listas de e-mails acadêmicos (Sociedade Brasileira de Computação, USP, Mackenzie, Unicamp, PUC, etc.) e profissionais (Itaú, Nubank, Amazon, etc.) além das próprias redes sociais profissionais tipicamente utilizadas na iniciativa privada como LinkedIn.

 

Avaliação


O aluno será avaliado através de 06 atividades de programação a serem entregues em até duas semanas após o término das aulas.


O aluno será considerado aprovado se:

- obtiver no mínimo 75% de presença.

- entregar 60% das atividades corretamente.

 

Obs.: Proposta Nível I

 


Programação

  • 28/09/2019 - Introdução à linguagem Haskell, tipos básicos, listas
  • 05/10/2019 -  Funções de alta ordem, Tipos de dados algébricos
  • 19/10/2019 -  Functors, Applicatives, Monads


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e TAs


Externo:

Programadores de desenvolvedores da área de TI


Público Alvo Externo

Programadores de desenvolvedores da área de TI



Membros da Equipe

  FABRICIO OLIVETTI DE FRANCA
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)
  PEDRO HENRIQUE ARRUDA FAUSTINI
Categoria: DISCENTE
Função : Monitor
  EMILIO DE CAMARGO FRANCESQUINI
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3