O III Workshop @NUVEM será realizado em 2019 e é a terceira edição de uma atividade apoiada pela PROEC que surgiu em 2017 da necessidade de divulgação, para o público interno e extreno, das atividades do núcleo estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM), criado em 6 de novembro de 2013 pela RESOLUÇÃO ConsUni Nº 126. O NUVEM engloba grupos de pesquisa nas áreas de Sociedades Inteligentes, Mobilidade, Computação Extrema, Universos Integrados e Sensações Virtuais. Especificamente, as linhas de pesquisa são: Acesso sem fio à Internet de banda larga, Serviços interativos e colaborativos para o cidadão, Segurança e privacidade do cidadão, Internet do Futuro, Internet das Coisas, Rede Inteligente de Energia Elétrica (Smart Grid), Cidades Inteligentes, Ciência Cidadã (Citizen Science), Jogos de propósito específico, Computação Móvel, Computação em Nuvem, TIC Verde, Armazenamento e Processamento de Grandes Volumes de Dados (Big Data), Realidade Virtual e Protótipos Virtuais. No workshop, as atividades do NUVEM serão apresentadas em termos de projetos e trabalhos dos envolvidos (na forma de apresentação oral e de pôsteres). Há também a possibilidade do público externo apresentar trabalhos, desde que a submissão seja feita até a data limite estipulada. Além disso, convidados externos farão palestras sobre os temáticas de interesse no Núcleo. Neste ano, as temáticas estão relacionadas a automação industrial e realidade virtual (Time Sensitive Systems), bem como propriedade intelectual. Para a primeira temática foi convidado um pesquisador da Intel Corporation nos Estados Unidos, já confirmado. O público alvo interno é de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos administrativos com atividades afins ao escopo do NUVEM. Já o publico externo são funcionários de empresas de tecnologia, pesquisadores que estejam trabalhando em áreas afins ou mesmo curiosos. Será uma oportunidade para que as atividades do NUVEM sejam divulgadas, tanto internamente como externamente. Também, uma oportunidade para fomentar discussões em temáticas atuais e de interesse da sociedade.
O III Workshop @Nuvem terá as seguintes datas importantes:
Submissão de trabalhos: 21/10/2019Notificação aos autores: 13/11/2019Envio da Versão Final dos Trabalhos: 18/11/2019 Realização do III Workshop Nuvem: 28/11 e 29/11/2019
A programação do evento, com carga horária total de 8 horas, estará detalhada no site do NUVEM, onde também estarão disponíveis os modelos para submissão e apresentação de trabalhos e a relação de palestrantes externos. A menos de alguma alteração pontual, a estrutura do evento está descrita no quadro abaixo:
Dia 28/11 (Quinta-Feira)
Período Atividade
14:00 – 14:05 Abertura do III Workshop @Nuvem14:05 – 14:55 Dave Cavalcanti (Intel Corporation): Time Sensitive Systems14:55 – 15:55 4 Apresentações de trabalhos (15 min cada)15:55 – 16:15 Coffee Break16:15 – 17:10 Seção de Pôsteres17:10 – 18:00 Apresentação de Projeto
Dia 29/11 (Sexta-feira)
14:00 – 14:50 Anapatrícia Morales Vilha (InovaUFABC): Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
14:50 – 15:50 4 Apresentações de trabalhos (15 min cada)15:50 – 16:10 Coffee Break16:10 – 17:05 Seção de Pôsteres17:05 – 17:55 Apresentação de Projeto17:55 – 18:00 Encerramento do III Workshop @Nuvem
Sobre as atividades antes do evento, será aberta uma data limite de submissão, que será por volta do dia 21/10/19. Por volta do dia 13/11/19 haverá a divulgação de quais trabalhos submetidos serão apresentados de forma oral, e quais serão apresentados em forma de pôster. Para o caso de apresentações orais ou pôster, a organização do III Workshop @NUVEM disponibilizará os modelos a serem seguidos, bem como os modelos para a escrita dos trabalhos, que serão disponibilizados nos formatos Word e Latex.
Informações específicas sobre o Workshop, incluindo a orientação para a submissão dos trabalhos, estarão disponíveis no site do NUVEM: http://nuvem.ufabc.edu.br/index.php. Nesta edição do evento pretendemos premiar com uma menção honrosa os dois melhores trabalhos qualificados pelo Comitê Científico, a serem agraciados na sessão de encerramento. Além disso, iremos adotar o EasyChair.org como o sistema de gerenciamento de submissões de propostas e notificação dos autores, como já foi na edição de 2018.
Sobre os Coffee Breaks, achamos interessante que haja a possibilidade de confraternização entre os participantes, já que fomenta-se as discussões nas áreas de atuação; esta atividade será financiada pelos próprios membros participantes do NUVEM. Além disso, nos dias do evento será necessário ter a disponibilidade de suportes para pôsteres e microfones, em número a ser definido após se saber o número de trabalhos a serem apresentados, além de apoio de alunos voluntários para dar suporte às atividades operacionais do evento.
Docentes, TAs e Alunos
Sociedade em geral interessada
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3