Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 27 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: MEMÓRIA POLÍTICA DO ENGAJAMENTO, REPRESSÃO E REPARAÇÃO AO MOVIMENTO OPERÁRIO NO ABC PAULISTA
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 90
Período de Realização: 02/02/2026 a 18/12/2026
Área Principal: Direitos Humanos e Justiça Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
SANTO ANDRÉ - SP
Espaços de Realização: Sede AMA-A
UFABC - Campus SA
UFABC - Campus SA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PAAE 2026 - Extensão - nº 112/2025 - PROEC)
Responsável pela Ação: CAROLINE BARBOSA SILVÉRIO
E-mail do Responsável: caroline.silverio@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3141


Resumo

A presente proposta pretende continuar a ação de Cultura iniciada em 2021 que desde 2023 é realizada como projeto de Extensão. O projeto é fruto de ação dialógica entre Universidade e Sociedade Civil e por meio do qual um grupo de pesquisadores se mobilizou em torno do projeto “Memórias de Vida e de Lutas” conduzido por operários e operárias perseguidas durante a ditadura militar no Brasil. Dessa mobilização resultou uma das ações da Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC (AMA-A ABC), entidade pioneira na luta pela reparação dos crimes e arbitrariedades cometidos pela ditadura militar contra a classe operária no Brasil. Desde seu início, o projeto mobiliza docentes e discentes que realizam pesquisas com temáticas relacionadas à história e memória do trabalho no Brasil e tem desenvolvido atividades colaborativas com a iniciativa da Associação. Cabe destacar que a presente ação integrou o projeto Capes/PrInt “Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local”, inserido no subgrupo “Memória, Violação e Reparação de Direitos Humanos na Ditadura Militar”. Deve-se destacar ainda que tais atividades estão abrigadas também pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS), mais especificamente pela Linha “História e Memória, Identidade e Interseccionalidade”. Por outro lado, pretende-se que os dados de pesquisa coletados nos trabalhos de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025, parcialmente sistematizados, mas salvaguardados em sua totalidade, aprofundem a dimensão relacionada à Comunicação do Projeto. Reforça tal expectativa o entendimento de que o significativo material coletado, e a coletar, possa, no futuro, compor o repositório digital da UFABC ou o Centro de Memória da Universidade, iniciativa que foi retomada no contexto de comemoração dos 15 anos da UFABC e encontra-se em debate, começou pelo então constituído Comitê Histórico-Cultural. Desse modo, o projeto prevê ampliar o escopo de realização das entrevistas com anistiandos e anistiados da AMA-A ABC e contempla também a organização e edição de publicações com a análise e a íntegra de parte das entrevistas já realizadas e transcritas.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes de Pós-graduação e Graduação interessados (as) em memória e história pública da região do ABC, especialmente os(as) licenciandos(as) em História


Externo:

Anistiados (as) e anistiandos (as) e instituições da sociedade civil ou públicas, que tratem da memória e história do trabalho no Brasil Contemporâneo (desde a República), instituições de memória congêneres, como Centro de Memória do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Centro de Memória e Atualidades - SA, entre outros.


Público Alvo Externo

Anistiados (as) e anistiandos (as) e instituições da sociedade civil ou públicas, que tratem da memória e história do trabalho no Brasil Contemporâneo (desde a República), instituições de memória congêneres, como Centro de Memória do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Centro de Memória e Atualidades - SA, entre outros.



Membros da Equipe

  MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Categoria: DOCENTE
Função : Membro da Comissão Organizadora
  LUIZ SOARES DA CRUZ
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)
  DEISE APARECIDA RECOARO
Categoria: EXTERNO
Função : Colaborador(a)

  SIDNEY JARD DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)
  CAROLINE BARBOSA SILVERIO
Categoria: SERVIDOR
Função : Coordenador(a)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Participação da equipe UFABC em Assembleias AMA-A 3

[Foto não Encotrada!]

participação no 15º Encontro de História Oral - USP leste 4

[Foto não Encotrada!]

participação no 15º Encontro de História Oral - USP leste 5

[Foto não Encotrada!]

participação no 15º Encontro de História Oral - USP leste 3

[Foto não Encotrada!]

Making off da captação - Entrevista Drummond 1

[Foto não Encotrada!]

Participação da equipe UFABC em Assembleias AMA-A 1

[Foto não Encotrada!]

Making off da captação - Entrevista Drummond

[Foto não Encotrada!]

Making off da captação - Entrevista Drummond 2

[Foto não Encotrada!]

Atividade AMA-A em Brasília

[Foto não Encotrada!]

Participação da equipe UFABC em Assembleias AMA-A



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Superintendência de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.18.3