Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 26 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Memórias da luta: a Associação Oeste de Diadema e sua história de resistência pelo direito à cidade
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 200
Período de Realização: 02/03/2026 a 11/12/2026
Área Principal: Cultura Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: DIADEMA - SP
Espaços de Realização: Galpão da Associação Oeste de Diadema
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PAAC 2026 - Cultura - nº 113/2025 - PROEC)
Responsável pela Ação: JOSE RAIMUNDO SOUSA RIBEIRO JUNIOR
E-mail do Responsável: jose.raimundo@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3069


Resumo

Este projeto tem como objetivo principal preservar, organizar e divulgar a memória histórica da Associação Oeste de Diadema, um movimento socioterritorial urbano com três décadas de atuação na luta por moradia e melhorias de vida na Região do ABC Paulista. A iniciativa justifica-se pela urgência em salvaguardar um acervo físico de documentos, fotografias e registros que corre risco de deterioração, democratizando o acesso a essa história como ferramenta de fortalecimento comunitário e pesquisa acadêmica. A metodologia, pautada pelos princípios da comunicação dialógica de Paulo Freire e da museologia social, será executada em quatro fases colaborativas: 1) planejamento e diagnóstico participativo; 2) digitalização de parte do acervo e realização de entrevistas de história oral com fundadores, lideranças e membros antigos; 3) curadoria compartilhada para a produção de uma exposição cultural; e 4) devolução dos resultados à comunidade. A equipe, composta por membros da associação, discentes e docentes da UFABC, atuará em regime de co-gestão, garantindo que os saberes populares e acadêmicos se articulem em todo o processo. Os resultados esperados incluem: a digitalização (parcial) e disponibilização pública do acervo em um repositório online; a criação de uma exposição permanente na sede da associação e uma versão itinerante para circulação em escolas, universidades e outros movimentos sociais; e a formação de discentes em técnicas de preservação de memória, história oral e museologia social. O projeto visa, assim, transformar a memória em um instrumento vivo de luta, identidade e reflexão crítica sobre o direito à cidade, fortalecendo a integração entre a universidade e a sociedade.


Públicos Alvo

Interno:

discentes, docentes e técnicos-administrativos da UFABC (público potencial da exposição itinerante no campus)


Externo:

[a] lideranças e membros da Associação Oeste de Diadema (beneficiários diretos do processo de preservação da memória e protagonistas na construção da exposição); [b] moradores de Diadema, em especial moradores de bairros vizinhos (público externo prioritário da exposição permanente); [c] movimentos sociais e coletivos de luta por moradia interessados na história da Associação Oeste e na metodologia de documentação colaborativa e no uso político do acervo digital.


Público Alvo Externo

[a] lideranças e membros da Associação Oeste de Diadema (beneficiários diretos do processo de preservação da memória e protagonistas na construção da exposição); [b] moradores de Diadema, em especial moradores de bairros vizinhos (público externo prioritário da exposição permanente); [c] movimentos sociais e coletivos de luta por moradia interessados na história da Associação Oeste e na metodologia de documentação colaborativa e no uso político do acervo digital.



Membros da Equipe

  JOSÉ RAIMUNDO SOUSA RIBEIRO JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)
  RENATA SILVA
Categoria: SERVIDOR
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Superintendência de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.18.3