Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 02 de Junho de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: I Hackathon DATAS - Qual a nota de corte?
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 9 Público Estimado: 360
Período do Evento: 12/06/2025 a 12/06/2025
Área Principal: Tecnologia e Produção Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: SANTO ANDRÉ - SP
Espaços de Realização: Campus Santo André - Bloco A
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Fluxo Contínuo - Extensão 2025)
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: RAFAEL BRUNO FERREIRA FIGUEIREDO
E-mail do Responsável: rafael.figueiredo@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2814

Resumo

Resumo

O I Hackathon DATAS - "Qual a Nota de Corte?" é um evento de imersão em dados que visa explorar a jornada do Ensino Médio à Universidade. Estudantes da UFABC, entidades estudantis e técnicos administrativos serão desafiados a analisar dados de diversas fontes (UFABC, INEP, SARESP, IBGE, etc.) para gerar insights e soluções inovadoras sobre a jornada do aluno. Os participantes usarão quatro semanas para desenvolver seus projetos, culminando em apresentações presenciais e avaliação por docentes e convidados voluntários. Após a apresentação, os alunos utilizam os seus dados e resultados para criar uma página de divulgação científica disponível no site do DATAS, disponível na web para acesso pelo público geral. Os grupos também serão entrevistados sobre seus resultados e os vídeos são divulgados nas redes sociais do DATAS e da UFABC.

Justificativa

Este hackathon busca divulgar o novo bacharelado, apresentar o campo da Ciência de Dados à comunidade acadêmica, destacando suas aplicações e oportunidades, estimular o aprendizado prático, promover a cultura de dados incentivando o uso de dados para a tomada de decisões e a solução de problemas na universidade e na sociedade, proporcionar aos participantes a chance de aplicar seus conhecimentos em um contexto real, desenvolvendo habilidades de análise de dados, modelagem preditiva, visualização e comunicação. Ao explorar a jornada do estudante a nível nacional com dados federais e estaduais, o evento mostra o caráter extensionista para além da UFABC, criando materiais para entender os fatores que influenciam o acesso e o desempenho dos estudantes na universidade.

Metodologia

A equipe organizadora formada por membros do DATAS vão estruturar a comunicação e disponibilização de dados aos alunos participantes. Também, de acordo com o número de inscritos, vão formatar o tamanho da apresentação e o formato, além de reservar uma sala de aula compatível e realizar o planejamento do evento no dia. No dia do evento, alunos voluntários realizarão a secretaria do evento e suporte para projeção e som.

Os resultados dos trablahos serão compartilhados nos canais do YouTube do DATAS e também no Instagram do Núcleo na forma de vídeos curtos, além de uma página de divulgação no blog do DATAS (datas.ufabc.edu.br). A organização também irá disparar convites para pessoas de interesse do serviço público, inicialmente vereadores e assessores de Santo André e São Bernardo, além de convite para as secretarias de educação das cidade. Convites serão feitos para jornalistas de jornais locais (Diário do Grande ABC e Repórter Diário) e também de pessoas relacionadas ao Parque Tecnológico de Santo André.

Inscrição: Equipes de 2 a 4 integrantes se inscrevem online, apresentando nome, logo e RA/SIAPE dos membros.

Os participantes terão acesso a um conjunto de dados selecionados, abrangendo informações da UFABC, INEP, SARESP, IBGE, SIGA, SBCGEO e GeoSampa. As equipes tem quatro semanas para explorar os dados, desenvolver seus projetos e preparar suas apresentações. No dia do evento, os projetos serão apresentados de forma presencial, com apresentações orais de aproximadamente 10 minutos. Os projetos serão avaliados por professores e convidados, utilizando um formulário online de avaliação.

Critérios de Avaliação

Os projetos serão avaliados de 0 a 5 nos seguintes critérios: Relevância, Originalidade, Qualidade técnica, Qualidade da apresentação e Impacto potencial.

Referências

Dados do repositório de dados da UFABC: https://dados.ufabc.edu.br/bases-dados

Dados do Perfil Discente da UFABC: https://propladi.ufabc.edu.br/informacoes-institucionais/perfil-discente-gaduacao

Dados INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados

Dados da SARESP: https://dados.educacao.sp.gov.br/search/type/dataset

Dados IBGE: https://dados.gov.br/dados/organizacoes/visualizar/instituto-brasileiro-de-geografia-e-estatistica-ibge

Dados SIGA - Sistema de Informações Geográficas Andreenses: https://siga.santoandre.sp.gov.br/Catalogo

Dados SBCGEO: https://geo.saobernardo.sp.gov.br/

Dados GeoSampa: https://metadados.geosampa.prefeitura.sp.gov.br/geonetwork/srv/por/catalog.search;jsessionid=13A7CDC2C104714E9484D63140A45AC9#/home


Programação

Dia 07/04 a 12/06:

Preparação do evento, divulgação e cadastro de times.

Dia 12/06:

19h00: Abertura do Evento e Palestra sobre o BCD
19h15: Início das apresentações
20h50: Encerramento do evento e premiação dos melhores trabalhos


Públicos Alvo

Interno:

Comunidade acadêmica com interesse em Inteligência Artificial, incluindo Terceirizados e Técnicos Administrativos.


Externo:

Público geral, jornalistas e pessoas interessadas em IA e Ciência de Dados.


Público Alvo Externo

Público geral, jornalistas e pessoas interessadas em IA e Ciência de Dados.



Membros da Equipe

  BIANCA POTENZA COUTINHO
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  JORGE MIGUEL AVILES DE MOURA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  PEDRO SANTOS ROSA MURADAS
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)

  FELIPE NASCIMENTO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  CINTHIA YUMI HIRAKAWA QUADRADO
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  LETICIA ALMEIDA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)

  MAISA ARAGAO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  LETICIA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  GUSTAVO HENRIQUE GERMANO LEDANDECK
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)

  VITORIA PIRES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Categoria: DOCENTE
Função : Colaborador(a)
  RONALDO CRISTIANO PRATI
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)

  RAFAEL BRUNO FERREIRA FIGUEIREDO
Categoria: SERVIDOR
Função : Coordenador(a)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3