Resumo: O curso, que será realizado de forma remota e com pontos presenciais (híbrídos) no primeiro e no último encontro, dividiso em oito aulas que tem como principal objetivo fornecer uma compreensão abrangente da emergência climática, abordando suas causas, consequências e resistências, compartilhando conhecimentos científicos de forma interdisciplinar e tecnologias ancestrais que podem apontar caminhos de superação da crise em que nos encontramos.
Justificativa: Estamos vivendo em permanente estado de emergência: eventos extremos como as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no início do ano não são fatos isolados ou naturais. Secas, ondas de calor e geadas, tempestades extremas são resultado de uma aceleração cada vez maior da exploração dos recursos naturais e emissão de poluentes que cobrem os céus de fumaça e fazem o dia virar noite. Diante deste cenário, o Curso de Extensão “Emergência Climática: do negacionismo às alternativas” busca fornecer uma compreensão abrangente da emergência climática, abordando suas causas, consequências e resistências, compartilhando conhecimentos científicos de forma interdisciplinar e tecnologias ancestrais que podem apontar caminhos de superação da crise em que nos encontramos.
Metodologia: O curso será estruturado em aulas expositivas, debates, análise de casos e material audiovisual. Serão incluídas atividades práticas e interativas para estimular a participação ativa dos alunos e facilitar a compreensão dos tópicos abordados.
Programação:
10/10 - Aula 1: Conhecimento científico e negacionismo climático
Carga horária: 3 horas
17/10 - Aula 2: Antropoceno, capitaloceno e história das mudanças climáticas
24/10 - Aula 3: Desigualdade e Racismo Ambiental
31/10 - Aula 4: Aspectos físicos e ambientais das mudanças climáticas
07/11 - Aula 5: Política e economia internacional, greenwashing e mercado de carbono
14/11 - Aula 6: Indústria do petróleo, combustíveis fósseis e transição energética
21/11 - Aula 7: Planejamento territorial, adaptação e mitigação
05/12 - Aula 8: Alternativas e resistências: Agroecologia, bem viver e ecossocialismo
Carga horária total: 24 horas
discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação, trabalhadores terceirizados e docentes.
Professores do ensino básico, grêmios estudantis e estudantes do ensino médio, movimentos sociais, ativistas ambientais, público em geral.
Card de divulgação 2
Card de divulgação 3
Card de divulgação
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3