Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 25 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ciclo de Seminários Interinstitucionais sobre Extensão Universitária
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 200
Período do Curso: 29/01/2022 a 30/04/2023
Área Principal: Educação Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: DIADEMA - SP
Espaços de Realização: Espaço virtual da Unifesp
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Fluxo Contínuo - Extensão 2022)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 36 Quantidade de Vagas: 200
Responsável pela Ação: LEONARDO JOSE STEIL
E-mail do Responsável: steil@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1666

Resumo

Neste ciclo de seminário interinstitucional sobre a extensão pretende-se suscitar o debate sobre a curricularização da extensão (casos concretos de implementação nas universidades, dificuldades e desafios)e os seus impactos na relação da universidade  com a sociedade. 

Serão propostos 7 encontros, 6 encontros com cada uma das universidades parceiras da rede articul@ções e um último de fechamento final

Em cada encontro haverá um ou dois oradores principais para exposição geral e um debatedor.

A dinâmica de cada seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Um membro da Rede Articul@ções ficará responsável pela síntese de cada seminário. 

 

No final do ciclo haverá a produção de um e-book que possa auxiliar redes, programas/projetos e cursos das universidades na implementação com base nos exemplos-concretos apresentados.


Serão 7 seminários e atividades assíncronas (vários artigos e vídeos de eventos das instituições parceiras), contabilizando 36 horas certificadas pela Instituição de inscrição (UNIFESP ou UFABC). Pretendemos terminar em novembro e lançar um e-book com os relatos de ensaios de atividades curricularizadas até dezembro. Conta com apoio de 4 universidades parceiras da Rede Articul@ções: (i) Universidade Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ; e de parceiros do poder público: Prefeitura de Diadema, Diretoria de Ensino, Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SCAS) da Prefeitura Municipal de Santo André (PMSA), Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Pretendemos terminar em novembro e lançarmos um e-book com os relatos de ensaios de atividades curricularizadas até dezembro. 


  • Atividade síncrona - 7 Reuniões síncronas de 2 horas  (10:30h até 12:30h)  - 14 horas

  1. 29/01/2022 - abertura e tema curricularização da extensão

  2. abril - 30/04/2022

  3. maio - 28/05/2022 

  4. junho - 25/06/2022 

  5. setembro - 24/09/2022

  6. outubro - 22/10/2022

  7. 10/12/22 - fechamento 

(datas a serem confirmadas de acordo com a disponibilidade dos palestrantes)


  • Atividades assíncronas

Vídeos prévios a cada palestra

Muito provocador e polêmico as seguintes falas:

- Prof. Edgard sobre o empreendedorismo social - design da arquitetura para as comunidades e não apenas para os bairros nobres da cidade,

- Dr. Paulo - diretor Instituto Questão de Ciência sobre os problemas de gestão nas universidades públicas administrada por pesquisadores com doutorados que não estão preparados para gestão (1h08min), 

- Dra Kiliana do  AcceleRed e da Bayer (atraso da pesquisa das universidades face à pesquisa na indústria farmacêutica - 52min). 

 


  • Trabalho final - prazo até 12/11/2022 

Envio do relato de atividade extensionista curricularizada ou relatório crítico sobre o ciclo de seminário para compor o relatório final. 


AVALIAÇÃO

- certificado da UNIFESP ou UFABC de 36 horas será fornecido mediante a entrega de um trabalho final 


- não há contabilização de frequência nas 7 videoconferências (totalizam 14 horas) porque existe uma playlist e o aluno poderá assistir de forma assíncrona 



Programação

  1. Gestão de projetos de extensão nas universidades - 

  • Fluxo elevado de estudantes nos programas/projetos - Quem é a equipe fixa? “Quem carrega o piano” de programas/projetos de longa duração? Se os projetos/ programas forem dos campi, quem vai gerir? A extensão para TAE não contabiliza para a progressão na carreira;

  • Exemplo-concreto da escola preparatória-UFABC

  • Reduzido investimento do governo federal na extensão - fim do PROEXT em 2016 (link  http://portal.mec.gov.br/proext/temas



  1. Extensão como potenciador da articulação da universidade-escolas/serviços-poder público e sociedade;

  • Como envolver a sociedade na gestão da extensão? Esta dimensão não faz parte da prática remunerada dos professores das escolas básicas e de profissionais (Caso do PIBIC-ensino médio); 

  • Qual é o papel do poder público local? 


  1. Extensão no contexto das práticas de ensino-pesquisa-gestão-extensão das universidades

  • Contradições nas universidades - extensão é uma das dimensões (pesquisa-ensino-extensão-gestão) nas universidades, mas não é considerada igualmente para a progressão na carreira dos servidores públicos e nem faz parte das exigências para ingresso nos concursos públicos em todas as universidades, 

  • Status das bolsas de extensão face às bolsas de iniciação científica - estudantes se espelham nos pesquisadores que valorizam mais a pesquisa;

  1. Curricularização da extensão ou extensionalização do currículo? 

  • Extensão como horas complementares para os estudantes das universidades - extensão conta como carga horária somente em alguns cursos;

  • Maior procura de todos pela extensão de forma dispersa, desinformada e sem a devida valorização de projetos/programas já consolidados. 

  • Papel do estagiário PAD (Programa de aperfeiçoamento didático) nas UCs curricularizadas e a não necessidade do docente responsável da disciplina ser professor de Programa de Pós-Graduação. 

  1. Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) da UNIFESP, Inova (Agência de Inovação da UFABC) e extensão inovadora nas universidades

  • Inovação social nos projetos/programas de extensão - Quais os critérios para se definir um projeto de extensão como inovação social? Como são mensurados os resultados – geração deste valor social - em projetos de extensão? 

  • Público versus privado - inovação social serve ao bem-comum e contribui para um futuro melhor, oferece bens e serviços a um custo acessível às camadas mais baixas, entre outros.

6. Extensão - a perspectiva da sociedade


Públicos Alvo

Interno:

Docentes da UFABC


Externo:

Educadores, profissionais da Educação em geral


Público Alvo Externo

Educadores, profissionais da Educação em geral



Membros da Equipe

  CLAYTON BOMFIM BISCALCHINI
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  EVONIR ALBRECHT
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)
  LEONARDO JOSE STEIL
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)

  ELIANE DE SOUZA CRUZ
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Cartaz do primeiro encontro



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