Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 20 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: MaRemoto:a invasão da cultura oceânica nas escolas
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 400
Período do Curso: 06/09/2021 a 22/11/2021
Área Principal: Educação Área do CNPq: Ciências Biológicas
Unidade Proponente: CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
Espaços de Realização: O curso será EaD, então utilizarei apenas a estrutura dos ambientes virtuais da UFABC
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PAAE 2021 - Edital nº 34/2020-PROEC - Extensão)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 48 Quantidade de Vagas: 400
Responsável pela Ação: NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
E-mail do Responsável: natalia.lopes@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1137

Resumo

RESUMO

Considerando a importância dos oceanos para a vida na Terra e a necessidade de aumentar o conhecimento sobre este ecossistema tão importante visando seu uso sustentável, como estabelecido na lista  dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelas Organizações das Nações Unidas, pretende-se através da aplicação de um curso de extensão de formação de professores na modalidade EaD, inserir a "cultura oceânica" nas atividades planejadas por professores em ambiente escolar e contribuir para a Década do Oceano, fortalecendo a cultura oceânica na sociedade brasileira. O curso será inserido em um ambiente virtual de aprendizagem da UFABC (Moodle, Tidia ou outro) e terá uma carga horária de 48h, divididas em 12 semanas (um quadrimestre), entre setembro de novembro de 2021. A cada semana, os participantes realizarão as atividades avaliativas que serão planejadas pela equipe executora da presente proposta. Ao final do curso, os participantes deverão produzir uma sequência didática, com base nos conhecimentos adquiridos, sobre qualquer tema relacionado ao oceano. A presente proposta conta com o apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

A importância dos oceanos é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Regulação do clima, fornecimento de diversos serviços ecossistêmicos como alimentos, medicamentos, recursos minerais e energéticos, que subsidiam muitas economias ao redor do mundo (COOLEY et al. 2009), foram alguns dos fatores que levaram a Organizações das Nações Unidas (ONU) a estabelecer, para os anos de 2021 a 2030, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O propósito é incentivar pesquisadores, governos e sociedade civil a desenvolver ações que ajudem a cumprir o objetivo número 14: "Vida na água", da lista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo tema é a "conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável". (ONU, 2017).

A “cultura oceânica”, termo brasileiro para “ocean literacy”, pode ser interpretado como uma iniciativa para que os diversos atores da sociedade passem a reconhecer a importância do oceano em suas vidas, perceber nossa influência sobre este ambiente, pensar em comportamentos e propor ações, políticas públicas e ferramentas inovadoras que ajudem a conservá-lo e garantir a qualidade de vida das gerações futuras (Ghilardi-Lopes et al., 2019). Lançado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), este projeto está fundamentado em 7 princípios essenciais (Cava et. al., 2005) e inclui um site para promover a conscientização e o intercâmbio de conhecimentos, um guia e uma série de ferramentas para integrar a cultura oceânica nas escolas do mundo todo (UNESCO, 2020) e que está sendo utilizada por diversos países (Copejans & Seys, 2012). No Brasil, a iniciativa foi apresentada no ano de 2019, com a tradução das publicações sobre o tema para o português, através de uma parceria com o Projeto Maré de Ciência da UNIFESP (UNESCO, 2019).

Levar a cultura oceânica para o ambiente escolar é uma forma de ampliar o conhecimento sobre um ecossistema tão importante para nossa vida e ao mesmo tempo, tão desconhecido. Ao trabalhar a formação dos professores, este conhecimento multiplica-se para os alunos, gestores e a comunidade do entorno da escola. Abordar este tema em um curso na modalidade EaD oferece a oportunidade de participação de pessoas de diferentes regiões do país, ampliando o alcance do projeto.

A presente proposta de curso de extensão visa contribuir com a construção de uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar o país na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e se encaixa nos objetivos da Década do Oceano. Ao ser ofertado no primeiro ano dessa década, é possível oferecê-lo novamente ao longo dos demais anos, ampliando o alcance da iniciativa. A proposta conta com o apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos.

METODOLOGIA

Será planejado e oferecido um curso na modalidade EaD de formação de professores para o trabalho com questões da cultura oceânica em suas atividades escolares. O curso será inserido em um ambiente virtual de aprendizagem da UFABC (Moodle, Tidia ou outro) e terá uma carga horária de 48h, divididas em 12 semanas (um quadrimestre), entre setembro de novembro de 2021. O público-alvo será constituído de professores da educação básica (Ensino Médio) em exercício e licenciandos em anos finais de curso.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

A cada semana, os participantes realizarão as atividades avaliativas que serão planejadas pela equipe executora da presente proposta, as quais podem ser constituídas de questionários (com questões abertas e fechadas), "quizzes", jogos, fórum de discussão, gravação de vídeo/áudio, pesquisa, entre outras.

 

Ao final do curso, os participantes deverão produzir uma sequência didática, com base nos conhecimentos adquiridos, sobre qualquer tema relacionado ao oceano. Tanto as atividades avaliativas processuais quanto esta atividade final serão utilizadas como critério de aprovação dos participantes, bem como para a auto avaliação do curso. Os participantes deverão ter 75% de presença e obter conceito C ou maior para que sejam aprovados.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cava F, Schoedinger S, Strang C, Tuddenham P (2005) Science content and standards for ocean literacy: a report on ocean literacy. Available at: http://www.coseeca.net/programs/oceanliteracy/. Acesso em 24/06/2020.

Cooley SR, Kite-Powell H, Doney SC (2009) Ocean acidification’ s potential to alter global marine ecosystem services. Oceanography 22:172–181. https://doi.org/10.5670/oceanog.2009.106

Copejans E, Seys J (eds.) (2012) First conference on ocean literacy in Europe – book of abstracts. Bruges, Belgium, 12 October 2012. VLIZ special publication 60 – Flanders Marine Institute (VLIZ). Oostende, Belgium

Ghilardi-Lopes, N.P, L.P Kremer, and J.I Barradas. 2019. The Importance of “Ocean Literacy” in the Anthropocene and How Environmental Education Can Help in Its Promotion. In Coastal and Marine Environmental Education, ed. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes and Flavio Augusto de Souza Berchez, 3–17. Brazilian Marine Biodiversity. Cham: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-05138-9.

ONU 2017. ONU declara Década da Oceanografia em 2021-2030. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-declara-decada-da-oceanografia-em-2021-2030/. Acesso em 22/06/2020.

UNESCO 2020. Ocean Literacy Portal. Disponível em: https://oceanliteracy.unesco.org/home/. Acesso em 23/06/2020.

UNESCO 2019. UNESCO lança guia online para conscientização de estudantes sobre importância dos oceanos. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unesco-lanca-guia-online-para-conscientizacao-de-estudantes-sobre-importancia-dos-oceanos/. Acesso em 23/06/2020.


Programação

Conteúdo programático do curso

(carga horária do curso: 48 horas – 12 semanas - 400 vagas – de 06 set a 22 nov de 2021)

A distribuição dos conteúdos nas 12 semanas será planejado no início de 2021, pela equipe organizadora do curso.

a)    1)  Introdução ao curso

b)    2) Cultura oceânica: definição e princípios

c)    3) Década dos Oceanos da UNESCO

d)    4) Inclusão da cultura oceânica nos espaços escolares

e)    5) Sequências didáticas para a promoção da cultura oceânica. O formato de cada aula será o seguinte:

  i. Parte 01 – tema a ser trabalhado (as aulas deverão abordar um ou mais princípios da cultura oceânica/ meta do ODS 14);

  ii.  Parte 02 – O que você precisa saber para trabalhar esse tema (background);

  iii.  Parte 03 – sugestão de atividade (público-alvo, quantidade de aulas, metodologia das aulas, habilidades trabalhadas – conforme BNCC, PISA, ENEM, SARESP);

  iv.   Parte 04 – sugestão de avaliação


Públicos Alvo

Interno:

licenciandos em anos finais


Externo:

professores da educação básica (Ensino Médio) em exercício


Público Alvo Externo

professores da educação básica (Ensino Médio) em exercício



Membros da Equipe

  MARCELO TADEU MOTOKANE
Categoria: EXTERNO
Função : Ministrante
  LEONARDO BRANDÃO OLIVEIRA ROCHA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente Bolsista
  JOAQUIM MELRO
Categoria: EXTERNO
Função : Colaborador(a)

  KARINA SHIZUKA TODA
Categoria: EXTERNO
Função : Monitor
  SANDRA FELIX SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : Colaborador(a)
  JULIANE TAISE PIOVANI
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)

  VIVIAN TADIMA CAZETA
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)
  GABRIELA DE OLIVEIRA PIEDADE
Categoria: DISCENTE
Função : Discente Bolsista
  NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)

  ALEXANDER TURRA
Categoria: EXTERNO
Função : Colaborador(a)
  JULIANA IMENIS BARRADAS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3