Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ3008-09
Nome: EVOLUÇÃO DA FÍSICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHZ3008-15 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O problema da mudança: Heráclito e Parmênides. A física e a cosmologia de Aristóteles: um paradigma durante quase 2000 anos. Matemática, astronomia, ciência aplicada e tecnologia no período helenístico. A astronomia matemática de Ptolomeu. Mecânica e cosmologia na Idade Média: por uma revalorização da ciência medieval. A revolução astronômica dos séculos XVI e XVII: Copérnico, Brahe, Kepler. O impacto da visão mecanicista. O debate sobre o atomismo e o vazio. A nova ciência do movimento de Galileu Galilei. A síntese da mecânica newtoniana. Novos conceitos de força, energia e quantidade de movimento. Século XVIII: o triunfo da física newtoniana. A Física e a Revolução Industrial. Século XIX: apogeu e declínio do mecanicismo. Surgimento da mecânica estatística e da teoria clássica do campo. Duas revoluções científicas do século XX: teoria quântica e teoria da relatividade. Aceleração do progresso da ciência e da tecnologia no século XX. Física nuclear e de partículas. Teoria do caos e as surpresas reservadas pela mecânica clássica. A física da matéria condensada e a eletrônica. O uso da computação em física. Mecânica da informação: o uso da física na computação.
Referências: ABRANTES, P. Imagens de natureza, imagens de ciência. Campinas: Papirus, 1998. BEN-DOV, Yoav. Convite à Física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. 152 p. EINSTEIN, Albert; INFELD, Leopold. A evolução da Física. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 244 p. HENRY, J. Arevolução cientifica e as origens da ciências moderna. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998. 149 p. HOLTON, G. Ensayos sobre el pensamiento científico en la época de Einstein. Madrid: Alianza Universidad, 1982. KOYRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 2001. 269 p. ROCHA, José Fernando M. Origens e evolução das idéias da física. Salvador: EDUFBA, 2002. 372 p. ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração - EDUSC, 2001. 492 p.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHZ3008-15 - EVOLUÇÃO DA FÍSICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHZ3008-15 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIS 2010 - A 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2010 - N 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIS 2010 - N 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2010 - A 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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