Ementa/Descrição: |
Abordagem pedagógica de recursos didáticos no Ensino de Química para além dos livros didáticos e da experimentação: jogos, softwares, blogs, redes sociais, vídeos educativos, filmes comerciais, artigos de jornais e revistas, debates, estudo em espaços não formais de aprendizagem, dentre outros. Utilização dos recursos didáticos para o ensino-aprendizagem de conteúdos conceituais em Química. |
Referências: |
ATKINS, P. W.; JONES, L. K. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
FARIAS, R. F.; NEVES, L. S.; SILVA, D. D. História da Química no Brasil. 2ª ed. Campinas: Átomo, 2004.
FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: O estabelecimento da química moderna: nada se cria, nada se perde, tudo se pesa. São Paulo: Odysseus, 2002.
MACHADO, A. H. Aula de química: Discurso e conhecimento. 2ª ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2004.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2003. FERRÉS, J. Vídeo e educação. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
KALINKE, M. A. Metodologias para elaboração de materiais didáticos. Curitiba: Ibpex, 2004.
TEDESCO, J. C. (org.) Educação e novas tecnologias. São Paulo: Cortez, 2004. |