Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHT3091-15
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA III
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 24 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHT3047-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Perspectivas contemporâneas para o ensino de Física – abordagens sociais/culturais (literatura, teatro, museus etc). Divulgação científica. Linguagens e leituras de diferentes gêneros textuais em aulas de física.
Referências: ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da Ciência e da Escola: Ideologia e Leituras Possíveis. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p.11 a 32 e p.55 a 70. MARTINS, A. F. P.; Física ainda é Cultura? Editora livraria da física. ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, 17 (1 [49]): 39-57, 2006. ZANETIC, João. Física e literatura: Construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13 suplemento, p. 55–70, out. 2006a. OLIVEIRA, N. R. A presença do teatro no ensino de física. 2004. Dissertação (Mestrado em Interunidades Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Joao Zanetic. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2001. Já está em Edu. Científica, deixar??? KNELLER, G. F. Ciência e Tecnologia. In: Ciência como atividade humana. Ed. Zahar/EDUSP, 1980. NOGUEIRA, C. M. M.; Nogueira, M.A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. In: Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, abril, 2012. SILVA, H. C. O que é educação científica? Ciência & Ensino, vol.1, n.1, dezembro de 2006. STOCKING, S.H. Como os jornalistas lidam com as incertezas científicas. In: Massarani, L.; Turney, J. Moreira, I. C. Terra Incógnita: a interface ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, FOICRUZ, 2005. NEVES, M. C. D. A face cruel da ciência ou a militarização da física. In: Memórias do Invisível: uma reflexão sobre a história no ensino de física e a ética da ciência. Ed. LVC, Maringá, 1999. FAGUNDES, M. B.; PAPALARDO, S.P.T.; ZANOTELLO, M. Percepção e representação do espaço: possíveis abordagens no ensino de física. Anais do VII ENPEC, Campinas-SP, 2011. OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto: visões paralelas de espaço e tempo na arte e na ciência. São Paulo: Editora Elsevier, 1998. PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Cad. Cat. Ens. Fís., v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002. SCHENBERG, Mário. Pensando a física. São Paulo: Landy, 2001.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHT3047-13 - PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA III
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHT3047-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIS 2015 - N 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
LFIS 2015 - N 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
LFIS 2015 - A 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2015 - A 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
BCT 2015-2016 2016.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFis 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
LFIS 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3