Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHT3090-15
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA II
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 24 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHT3046-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, a exemplo de: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Situação de Estudo; Abordagem Temática; Unidades de aprendizagem; Teaching Learning Sequences (TLS); História e Filosofia das Ciências em contextos de sala de aula; Propostas curriculares estaduais (Alagoas, Goiás, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e Pacto Ensino Médio. Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.
Referências: DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. MALDANER, O. A. Situações de Estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, R. (org.). Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. Escrituras. São Paulo, 2007. PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. SILVA, C.C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. TIBERGHIEN et al. Design-based Research: Case of a teaching sequence on mechanics.International Journal of Science Education (2009) vol. 31 (17) pp. 2275–2314. <http://peer.ccsd.cnrs.fr/docs/00/52/99/22/PDF/PEER_stage2_10.1080%252F09500690902874894.pdf> ANGOTTI, J. A. P. Conceitos Unificadores e Ensino de Física. In: Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 15, n.1-4, 1993. AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. Abordagem Temática: temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria, v. 2, n. 1, 2009. <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p721.pdf> BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. DELIZOICOV, D. La Educaciónen Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire. Alexandria, v. 1, n. 2, p. 37-62, 2008. DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas/SP: Autores Associados, 1997. GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. FRESCHI, M.; RAMOS, M. G. Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. REEC, v. 8, n. 1, 2009.<http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART9_Vol8_N1.pdf> GARCÍA, J. E. Educación ambiental, constructivismo y complejidad. Série Fundamentos, n. 21. Espanha: Díada Editora S. L., 2004. GARCÍA, J. E. Hacia uma teoria alternativa sobre loscontenidos escolares. Série Fundamentos, n. 8. Espanha: Díada Editora S. L., 1998. GONZÁLEZ, J. F et al. Como hacer unidades didáticas innovadoras? Sevilha: Diada, 1999. INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. Special Issue: Teaching–Learning sequences: aims and tools for science. Guest Editors: Martine Méheutand Dimitris Psillos. Volume 26, Issue 5, 2004. SANTOS, W.L.P; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHT3046-13 - PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHT3046-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIS 2015 - N 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 11 Sim
LFIS 2015 - N 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 11 Sim
LFIS 2015 - A 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 11 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2015 - A 2016.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 11 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
BCT 2015-2016 2016.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 11 Não
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2015-2016 2015.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 11 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3