Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22) |
Código: |
MCZB020-13 |
Nome: |
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
48 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Sistemas dinâmicos discretos e contínuos: definição, órbitas, conjugação/equivalência, variedades invariantes (variedades instável e estável), teorema de Hartman-Grogman, variedade central, reduções. Aplicação de Poincaré: dinâmica numa vizinhança de órbitas periódicas e órbitas homoclínicas. Formas Normais. Aplicação shift, dinâmica simbólica, dinâmica caótica (ferradura de Smale). Introdução à teoria de bifurcações. |
Referências: |
ARROWSMITH, D. K.; PLACE, C. M. An introduction to dynamical systems. Cambridge: Cambridge, 1990. 423 p.
WIGGINS, Stephen. Introduction to applied nonlinear dynamical systems and chaos. 2.ed. New York: Springer, 2003. 843 p. (Text in applied Mathematics). KATOK, A. B.; Hasselblatt, Boris. Introduction to the modern theory of dynamical. Cambridge: Cambridge, 1995. 802 p.
JOST, Y. Dynamical systems: examples of complex behavior. New York: Springer
PALIS JUNIOR, Jacob; MELO, Welington de. Introdução aos sistemas dinâmicos. Rio de Janeiro: IMPA, 1977. 190 p.
SZLENK, W. An introduction to the theory of smooth dynamical systems. New Gersey: J. Wiley & Sons, 1991.
VERHULST, F. Nonlinear differential equations and dynamical systems. Berlin: Springer, 2006 . 303 p. |
|