Referências: |
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010. 158 p. (Tendência em educação matemática).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação ¿ Secretaria da Educação Básica, 1999. Disponivel em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acessado em:
______. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio ¿ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2008. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em 31/01/2009. BARBOSA, R.M. Fundamentos de matemática elementar. São Paulo: Livraria Nobel, 1974.
BARUFI, M.C.B.; LAURO, M.M. Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem utilizando o computador. São Paulo: CAEM ¿ IME ¿ USP, 2001.
BEZERRA, Manuel. Jairo. Curso de matemática. 32. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980.
BONJORNO, José Roberto et al. Matemática: fazendo a diferença. São Paulo: FTD, 2009. 336 p.
BUSHAW, Donald. Aplicações da matemática escolar São Paulo: Atual, 1997. (Trabalho conjunto da NCTM ¿ MAA).
CARVALHO, Gislene Teresinha Rocha Delgado de (Org.); UTUARI, Solange dos Santos (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados: relatos, reflexões e percursos. São Paulo: Andross, 2006. 191 p. (Práticas Educativas).
CAZORLA, I.M.; SANTANA, E.R.S. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio: série alfabetização matemática, estatística e científica. Bahia: Via Litterarum, 2006.
GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática: uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2001. 2 v.
GUELLI, Cid A.; IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo. Conjuntos, funções, inequações: coleção matemática moderna. São Paulo: Moderna, 1972.
GUELLI, O. Dando Corda na Trigonometria ¿ Coleção Contando a História da Matemática. São Paulo, Ed. Ática, 1992.
IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; MACHADO, Nilson José. Fundamentos de Matemática elementar. 6 ed. São Paulo: Atual, 2005. 263 p. (Fundamentos de Matemática elementar). 11 v.
LIMA, E. L. et al. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, v. 1.
MACHADO, Antonio dos Santos. Sistemas lineares e análise combinatória. São Paulo: Atual, 1986. v. 3. 229 p. (Matemática: temas e metas).
MACHADO, Nílson José. Cidadania e educação. 4 ed. São Paulo: Escritura Editora, 2002. 191 p. (Coleção Ensaios Transversais).
__________, Nilson José. Lógica, conjuntos e funções: matemática por assunto. São Paulo: Scipione, 1991. 2 v.
PIRES, C.M.C. Currículos de matemática: da concepção linear à idéia de rede. FTD. São Paulo. 2000.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da matemática. São Paulo: Ática, 1998.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o Ensino de Matemática ¿ 2° grau. São Paulo: SE/CENP/CECISP, 1992. Disponivel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_MAT_COMP_red_md_20_03.pdf>.Acessado em:
__________. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas pedagógicas. Subsídios para a implementação da proposta curricular de Matemática para o 2° grau. São Paulo: SE/CENP/CECISP, 1980.Disponivel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_QUI_COMP_red_md_20_03.pdf >. Acessado em:
NETO,João Pedro; SILVA,Jorge Nuno. Jogos Matemáticos, jogos abstractos. Lisboa: Gradiva, 2004. 217 p. (O prazer da Matemática, 34). |