Referências: |
BRASIL, SEB, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação ¿ Secretaria da Educação Básica, 1999. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acessado em:
______. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio ¿ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 31/01/2009.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar e ciências. _Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, 2002. Disponivel em: <http://www.cecimig.fae.ufmg.br/enci_velho/Biblio/Novos%20rumos.pdf.>. Acessado em:
CAPECCHI, M. C. V. M. ; Carvalho, A. M. P. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1, 2006.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.
GREF. Física. São Paulo : EDUSP, 1996. 3 v. Artigos de periódicos selecionados.
CARVALHO, A. M. P. de; et al. Conhecimento físico no ensino fundamental. São Paulo, Editora Scipione, 1998.
CARVALHO, A. M. P. et al. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo, USP, 1999.
GASPAR, A. Cinqüenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. artigo apresentado no XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2002.
MOREIRA, A. M. Ensino de física no Brasil: retrospectiva e perspectivas, apresentação feita na mesa redonda. Retrospectiva de ensino e pesquisa. Universidade de Brasília, 1999. |