Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22) |
Código: |
MCTD011-13 |
Nome: |
PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
48 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( MCTD016-18 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
O papel da linguagem na educação matemática. A seleção de conteúdos no ensino fundamental. Modalidades didáticas: aula expositiva, utilização de mídia impressa, filmes e outros recursos audiovisuais, literatura, jogos, debates, estudos do meio, quadrinhos, músicas, entre outros. A experimentação e a matemática: os laboratórios de ensino. A resolução de problemas no ensino da matemática. Tendências e práticas de pesquisa em educação matemática. Avaliação em educação matemática. |
Referências: |
BRASIL . Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental -5ª. a 8ª séries: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2002. 148 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf>. Acessado em:
_______ .Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental -5ª. a 8ª séries: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2002. 66p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf> Acessado em:
D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. 19 ed. Campinas: Papirus, 1996. 120 p. (Coleção Perspectiva em educação matemática).
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação matemáticas na sala de aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 160 p. (Tendências em educação matemática, ).
SOUZA. Julio César de Mello e. O Homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2000.304 p. |
|
|
|